quinta-feira, novembro 22, 2007

Quem foi o melhor jogador de sempre do Sport?

No seguimento da notícia publicada no jornal "A Bola" e aqui colocada no blog, "O Melhor do Mundo", gostaria de deixar uma questão a todos os adeptos e simpatizantes do Sport e também a todas as pessoas que visitam o nosso blog.

Quem foi o melhor jogador de basquetebol a representar o Sport Club Conimbricense?

Gostaria que aqui deixassem a vossa opinião relativamente ao atleta que considerem ter sido o melhor e as razões que vos levam a afirmar isso.
No final da votação, iremos colocar um post a anunciar o nome do atleta mais votado.


8 comentários:

Anónimo disse...

Dizer o melhor de sempre?...

Muito complicado pois muitos houve que não vi jogar e dizem-me que eram fabulosos.

Talvez o Pedro Rebelo mas posso tar a dizer uma grande asneira.

O melhor talvez seria por varias hipoteses e depois se escolher já que muitos há que não conhecem bem a história do Sport nem os seus antigos jogadores.

André

Anónimo disse...

Saúdo o post pois faz-nos pensar na história do Sport Club Conimbricense. Claro que a nossa memória individual é limitada no tempo, pelo que seria muito interessante que pessoas mais antigas participassem e nos trouxessem à memória execelentes jogadores, de outros tempos, que vestiram a camisola do Sport.

Vou também pelo Pedro Rebelo, internacional juvenil quando jogava no Sport. Nos Seniores, ainda com idade de júnior, lançado pelo Prof. Alberto Martins, fez apenas uma GRANDE ÉPOCA ao serviço do Sport, antes de partir para uma longa carreira passando por Olivais, Benfica, Sangalhos, Olivais, Beira-Mar, Illiabum e Académica.

Tozé

Anónimo disse...

E o Luis Alberto?

Parece-me que, embora em vários clubes se possa eleger o melhor de sempre ( caso de Mário Mexia na Académica) no SPORT, penso que em várias gerações, muitos atletas poderão ser uma referência para o clube.

O Pedro foi um enorme atleta. Dos melhores de sempre, não só do SPORT mas do País.


Luis Santarino

Anónimo disse...

Apenas conheço os jogadores da equipa sénior que jogarão o último encontro em Cantanhede.

Mas o Pedro Rebelo, também o conheci nos seus tempos áureos, quando jogou cerca de 3 ou 4 épocas no Beira-Mar, onde na altura estava a jogar nas camadas jovens e onde tive a minha formação como atleta.

Foi sem dúvida um grande jogador, considero uma opção mto válida

Anónimo disse...

penso por exemplo no excelente Greg Chambers ou no velhinho Luís ALmeida ou ainda num americano (de que esqueci o nome)que teve uma passagem fugaz pelo Sport (4-5 meses), então treinado por Luís Santarino, e que, se não me engano, no primeiro jogo pelo Sport (creio que contra o Benfica)marcou cerca de 40 pontos... (alguém recorda o nome dele? Talvez o melhor americano que alguma vez passou por Coimbra - talvez até melhor que o saudoso Douglas do Olivais)...

e já agora, por que não referir como momento interessante do SPORT uma certa equipa de Júniores (2º lugar da zona norte) que chegou à final four do campeonato nacional (no Seixal, contra o Barreirense, o Seixal e o Vasco da Gama) e que era treinada pelo António Pereira... os jogadores dessa equipa transitaram no ano seguinte para a equipa sénior (a maior parte deles ainda com idade de juniores)e disputaram o campeonato da segunda divisão, comandados por Amoroso Lopes, e no ano seguinte, disputaram o campeonato da terceira divisão, treinados pelo Rui Dengucho, alcançando o primeiro lugar da zona norte...

era um equipa de miúdos (o nini, o serra, o pina, o tó viseu, o pedro lemos, o artur, o vitó - grande vitó das escolas do sport!! -, o moita, o mota pinto, o baganha, o melo... e outros que agora não recordo...), mas aguerridos, a jogar contra equipas de malta bem mais velha, uma equipa que segurou as pontas do Sport num período de grande ressaca financeira.

Anónimo disse...

o melhor americano que passou pelo sport, então treinado pelo Prof Martins, salvo erro em 79, foi o Percy Davies. Esteve menos de uma semana em Coimbra e só fez um jogo, na Figueira da Foz, frente ao Ginásio, no qual marcou 52 pontos. No dia seguinte foi-se embora...

Anónimo disse...

Sim de facto esse jogador americano
Percy Davies foi um excelente jogador que passou pelo Sport, só que não se foi embora depois desse jogo na Figueira, ainda fez o 1º jogo do campeonato contra o Oriental, onde marcou novamente 40 e tal pontos o Sport perdeu por 4 pontos e como ele não gostou da postura da equipa no balneário depois do jogo, foi-se....
Jogou ainda um outro americano no Sport, Jef, loiro canhoto tambem
um grande jogador que depois no ano seguinte foi jogar para o F.C.Porto.

Anónimo disse...

O Jef, a dada altura, foi treinador/jogador. Curiosamente, nesse ano, tanto o Sport como o Académico de Coimbra estavam na 2.ª Divisão. Grandes derbys na Palmeira e na Eugénio de Castro (que saudades de jogar e de ver basquete na Eugénio de Castro). Creio que subiu o Académico.