quinta-feira, setembro 28, 2006

Notas de um treino...


Escrevo este post apenas e só para referir alguns aspectos que, na minha opinião, correram menos bem neste ultimo treino e, segundo me foi dito, terão acontecido tambem no anterior.

O numero de atletas presente nos 2 treinos não ultrapassou a dezena no treino de segunda e hoje, quarta-feira, só estiveram presentes cerca de 12. Este é um aspecto na minha opinião muito negativo pois revela alguma indiferença pela equipa. Sei que muitos dos meus colegas não estiveram presentes devido a afazeres profissionais e/ou de estudo e obviamente ninguem os recrimina por isso, bem pelo contrário.

O Sport não paga a ninguém para jogar e naturalmente cada um de nós tem a sua vida e, quer queiramos quer não, por vezes o Basket tem que ficar para 2º plano. Eu mesmo na segunda-feira não estive presente pois estava ausente de Coimbra em trabalho. No entanto creio que alguns poderiam fazer um esforço mais e estar presentes pois é importante a presença de todos. Só assim conseguimos ser mais fortes.

O treino continuou a ser de muito trabalho fisico, fundamental nesta fase da época mas foram feitos varios exercicios de enquadramento com os movimentos ofensivos da equipa para reforçar a movimentaçao e enquadrar os atletas na estrutura pretendida.

Fizemos jogos de 3 equipas em todo o campo em que a aplicação foi notória mas que a sede de bola levou a que fossem feitos alguns movimentos errados. Isto na minha opinião claro. Tenho uma visão do Basquetebol como sendo um desporto em que a equipa está acima do individual mas, frequentemente, terão que existir movimentos individuais para desiquilibrios objectivos. No entanto acho que, aqui e ali, alguns atletas se agarraram demasiado à bola. Nada que não se resolva. Aliás, resolve-se de certeza. É a fome de bola. Quando começar a época creio este pequeno detalhe estará resolvido e que a máquina estará afinada.

Um abraço a todos e até sexta!

sexta-feira, setembro 22, 2006

Curiosidades...basquetebolísticas.


Sabias que...


...em 6 de Janeiro de 1928, o associado António Dias de Carvalho apresentou uma proposta para a organização de secção de Baquetebol. Na exposição pedia que lhe fornecessem 18 calções pretos e 18 pares de meias e bem assim 18 camisolas de côr vermelha, para poder formar 3 equipas de 5 jogadores, pedido que foi deferido pela direcção.

...o primeiro campeonato de Coimbra iniciou-se em Maio de 1928 e no encontro Sport-Académica o nosso clube venceu por 17-15. Vale a pena recordar as equipas. O Sport alinhou com Pereira; Machado; Matos; Mariano e Almeida. A Associação Académica apresentou Tamagnini; Guerra; Júlio; Camachito e Sousa.

...o nosso campo de Basquetebol foi inaugurado em Abril de 1930, com a realização de um campeonato inter-sócios, sendo disputada a Taça António Dias de Carvalho. Os grandes entusiastas da construção deste recinto foram os irmãos Marianos, os Gaudêncios e também Manuel da Costa. O recinto foi electrificado em 1931 e a inauguração da luz fez-se na noite de 16 de Novembro desse ano, em jogo entre as equipas da Académica e do Nacional sendo o resultado um empate, 6-6. Arbitrou o encontro o nosso atleta António Gaudêncio.

...entretanto, a Associação de Basquetebol de Coimbra promove o primeiro campeonato distrital, e é o nosso clube que o conquista. O Sport foi campeão de Coimbra, ininterruptamente, de 1932 a 1946. No ano de 1933 conquistamos o título de campeão nacional de basquetebol na final realizada em Aveiro onde vencemos o Guifões por 25-23. No final do tempo regulamentar o resultado era de 21-21, mas no prolongamento para desempate acabamos por vencer, graças a Manuel da Costa.


In "Sport Club Conimbricense 80 anos de História 1910-1990"

terça-feira, setembro 19, 2006

1º Jogo treino da época.

Sexta-feira dia 16 realizamos o primeiro jogo treino da época. Deslocámo-nos ao pavilhão dos Olivais para ver em que condição nos encontramos. Deu para ver claramente que temos, ainda, muito trabalho pela frente.

Contra uma equipa que vai participar no campeonato da 1ª divisao (CNB1) as diferenças quer fisicas quer de ritmo de jogo são, neste momento, grandes para além do Olivais ser uma equipa mais experiente e com jogadores interiores muito fortes.

A nossa equipa relevou dificuldades mas nunca virou a cara à luta e, aqui e ali, mostrou alguma qualidade. No entanto ainda só haviamos realizado cinco treinos e em apenas um deles (o anterior ao jogo) realizamos algum trabalho tactico. O nosso adversario, segundo soube depois, ja tinha cerca de uma dezena de treinos e está, naturalmente, numa fase mais adiantada de preparação. Desejo-lhes a eles uma boa época e que consigam atingir os seus objectivos já que para alem de serem uma equipa de Coimbra (e nossos eternos rivais claro!) tenho lá amigos de há muitos anos que, espero, sejam felizes.

A nós resta-nos continuar a trabalhar para estarmos bem preparados para quando a época começar. Os treinos vai continuar com a sua vertente fisica, mas, tal como hoje, o treinador continuará a avançar com o trabalho tactico iniciado dia 14. Dia 30 de Setembro (Sábado) iremos ter novo jogo treino com uma equipa do nosso campeonato, a Naval 1º de Maio da Figueira da Foz. Certamente iremos mostrar uma equipa mais forte e mais enquadrada com ela mesma. Para isso, é fundamental que todos nos apliquemos ao máximo e que, na medida do possivel, tentemos estar presentes na maioria dos treinos. Acredito que vai ser assim!

Um abraço para todos!

segunda-feira, setembro 11, 2006

Mais curiosidades...

Sabias que...

...em 1913 o Sport enviou a Lisboa o seu atleta Ângelo Madeira, que conquistou o titulo de campeão nacional de luta greco-romana na categoria de leves?

...foi com o aparecimento da sociedade de Tiro 21 (modalidade de tiro que nasceu em Março de 1924), que o Sport deixa de usar no equipamento preto as cores verde e branco. É que, entretanto, os atiradores aparecem com um emblema que apresenta um alvo com as cores vermelha e preta, uma águia e duas espingardas interlaçadas com as letras S.C.C.. É este emblema, mas sem as armas, que passa a ser usado pelos atletas das restantes secções, com excepção dos ginastas que, ainda durante algum tempo, usam nas velhas camisolas o velho distintivo para além do nome Sport Clube Conimbricense, apresenta um atleta com uma coroa empunhando uma bandeira e a divisa: IN HONOREM ET GLORIAM LUSITANORUM.

...era atleta do Sport o vencedor da 1ª volta a Portugal em Bicicleta, organizada em 1927 pelo jornal portuense Sporting. Aníbal de Almeida (Carreto) era o seu nome. Na sala de trofeus encontra-se um razoável numero de taças conquistadas por este valoroso ciclista. Faleceu em 5 de fevereiro de 1976.


In "Sport Club Conimbricense 80 anos de História 1910-1990"

domingo, setembro 10, 2006

Após a 1ª semana de treinos constatei dois factos:



O 1º foi a entrega, a união e a alegria com que um grupo de amigos, juntos de novo, treinou;
O 2º prende-se com o facto de termos começado com 17 jogadores, no 1º treino, e esse número ter vindo a diminuir ao longo da semana. Pior ainda, jogadores com quem eu estou a contar nem sequer aparecerem.
Tenho a responsabilidade de escolher, de entre 19, 20 atletas (amigos), apenas 15 para fazerem parte do plantel… Tarefa difícil? Certamente que sim! Espero bem que sim pois, se essa tarefa se simplificar, é sinal que a equipa será mais fraca, que jogadores de qualidade não mostraram, no treino, o seu potencial! Resta-me esperar por mais uma semana de muito e bom trabalho, mas nunca por pessoas que prometeram aparecer e não o fazem.

O calendário já é conhecido, sendo o 1º jogo em casa com o principal concorrente a um lugar na 2ª fase. Mais uma razão para que, neste mês e meio que falta para o inicio da competição, todos treinem ao máximo e não faltem aos treinos porque tenho a certeza que, assim, sairemos vencedores no jogo inicial!!!

Boa semana para todos e continuação de bom trabalho!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Equipas participantes e 1ª jornada.


As equipas participantes no Campeonato Nacional da 2ª divisão (CNB2) zona Centro são:

-S.C. Conimbricense
-Académico Viseu F.C.
-A.C.ER. Tondela
-Anadia F.C.
-B.C. Pombal
-C.B. Fundão
-C.B. Leiria
-Infante de Montemor
-Lousanense
-Naval 1º Maio

São 10 equipas que se defrontarão na 1ª jornada no dia 22/10/2006 com os seguintes jogos:

S.C. Conimbricense - Infante Montemor
Naval - ACERT C.B. Fundão
C.B. Fundão - Lousanense
Anadia F.C. - Acad. Viseu F.C.
C.B. Leiria - B.C. Pombal

Ainda não há hora e local do jogo do Sport. Logo que possivel diremos aqui no Blog.

Como se pode ver pelas equipas não se afigura uma tarefa nada facil para vencermos a divisão mas acredito plenamente que o vamos conseguir.

O 2º dia...


Como já tinha sido dito, este 2º treino começou com um passeio na baixa de Coimbra. Bom, não terá sido exactamente um passeio. Terá sido mais uma corrida de preparação fisica. Algo que, confesso, já tinha saudades pois quando ainda era cadete este tipo de preparação era usual no plantel sénior da altura, e como eu era um dos que varias vezes treinava com os seniores sujeitava-me ás belas das corridas. Este hábito voltou a época passada com este treinador e, quanto a mim, bem! Dá força nas pernas, folêgo nos pulmões e não enjoa como correr à volta do campo. Para alem disso, fortalece o espirito de grupo com bocas/brincadeiras à chegada.

De regresso ao pavilhão a carga fisica continuou intercalada com exercicios de lançamento e de jogo. É bom para os atletas que o contacto com a bola seja constante já que é dela que mais gostamos. Devo confessar que numa determinada altura me senti bastante cansado, bem como, isso notou-se bem, alguns dos meus colegas. Nada de anormal, bem pelo contrário já que a aplicação de todos foi bem visivel.
Mais um passo importante dado na nossa preparação.

Vem ai uma época dura, temos que estar bem preparados.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Curiosidades...

Sabias que...

...o Sport Grupo Conimbricense- assim se chamava, no início, o nosso clube- saiu de um núcleo de desportistas que se dedicavam especialmente a exercicios de força, uma das actividades mais populares da época?

...os principais animadores da ideia foram 3 rapazes: Esmael d'Almeida Chuvas, Daniel Rodrigues, e Silvio Nogueira Seco que no dia 3 de fevereiro de 1910 alugaram um quarto do 2º andar do prédio nº44 da Rua da Moeda, por 60 reis por mês, para a sede do grupo?

...é no dia 6 de Março de 1910 que os dirigentes do grupo resolvem que as cores da colectividade serão o verde e o branco e é no pátio da inquisição que começam os exercicios de pesos e alteres e de luta graco-romana?

...em sessão de 10 de Julho, é criada uma escola de ciclismo para sócios. A escola teve grande frequência de associados, havendo quase todos os domingos passeios aos arredores da cidade?

In "Sport Club Conimbricense 80 anos de História 1910-1990"

terça-feira, setembro 05, 2006

O 1º dia...

Ganhar! Ser campeão! Festejar a sua conquista!
É este o objectivo de qualquer atleta que entre em qualquer competição!

Pelo demonstrado no 1º treino da época a vontade é muita. Vontade em dar o máximo, lutar pela equipa e por um lugar na mesma. Na verdade, o numero de atletas presentes no apronto foi bastante elevado (cerca de 17) faltando ainda alguns que por vários motivos não puderam comparecer. No total creio que o numero andará à volta de 22/23. Infelizmente nem todos poderão ficar no plantel 2006/2007 mas todos terão, naturalmente, a oportunidade de demostrar o seu valor e tentar convencer o treinador de que têm vontade e potencial para permanecerem no grupo! E todos, mas mesmo todos, têm que provar que merecem ficar no grupo.

Grupo. União de grupo. Foram algumas das coisas que de mais importante se ouviu porque sem elas não se forma uma equipa vencedora. Esperemos que a mensagem passe e que, de facto, esta seja uma época cheia de conquistas!
Este 1º treino foi um treino quase de ambientação onde se fizeram exercicios básicos e deveras conhecidos de todos. Deu para correr bastante e transpirar ainda mais. Deu para matar as saudades da bola (e do cesto claro!!...uns mais outros menos...hehe!), e rever antigos companheiros e amigos. 4ª feira há, de novo, treino e o trabalho fisico vai começar.Corridinhas precisam-se!! Por vezes é dificil mas tem que ser, uma pré-época forte é a base para uma época fortissima!

Abraço para todos!

sexta-feira, setembro 01, 2006

1º post do novissimo Blog do Sport. Estamos ainda numa fase experimental e por isso não estranhem a simplicidade deste espaço. Brevemente (espero) irá ter melhoras tal como o nosso clube!
Dia 4 está a chegar e é o dia marcado pelo nosso treinador para o reunir das tropas. Aguardam-se novas caras para que esta epoca seja melhor que a ultima e que, com todo o empenho e esforço que este grande clube merece, a subida de divisão seja, já este ano, uma realidade! Alguns antigos colegas aqui no Sport vão regressar à Casa-Mãe (o bom filho à casa torna) e todos juntos vamos suar a camisola e dar o litro porque só assim chegaremos lá!!

S...P...O...R...T...SPORT, SPORT, SPORT!!!!