sábado, outubro 14, 2006

Do 80 ao 8


Esta semana tivemos 2 jogos de treino. Um contra uma equipa de juniores da ACC e outro, contra a já nossa conhecida Naval.
Destes jogos pude constatar, que continua a faltar à nossa equipa, coesão defensiva!!!
Na defesa falta muita coisa, a nível técnico, posicional (muitas limitações). Mas o que me preocupa é principalmente, a falta de vontade, de garra e inteligência na forma com abordamos as tarefas defensivas (felizmente temos algumas excepções).
Contra uma equipa de miúdos, sofremos muitos contra-ataques e perdemos demasiados ressaltos defensivos. Contra a Naval a bola corria de um lado para o outro, de fora para dentro, sem pressão sobre o passador e sem fechar linhas de passe. MUITOS ERROS, que uma equipa sénior não pode cometer.
A DEFESA é a chave do sucesso!!! Temos que lutar pela bola. Ajudar os companheiros, porque em campo, são a nossa família! Só assim seremos melhores, mais fortes e unidos.
Um por todos e todos pela equipa!

No ataque vamos do 80 ao 8…
Dá gosto ver a nossa equipa a jogar! Quando a bola circula rápido por todos, quando os bloqueios são bem feitos e libertam um companheiro, sem drible exagerado, sem individualismos. Mas no melhor pano cai a nódoa… de repente tudo muda, é cada um por si, drible e mais drible, lançamentos sem nexo. Vamos acabar com isto! Jogar bem e bonito é jogar para a equipa e com a equipa. Ninguém ganha sozinho e no boletim de jogo o único vencedor é o Sport.
Mas também vi melhorias, mais entrosamento, as jogadas vão sendo assimiladas pela maioria. Alguns jogadores já estão a lançar bastante bem, vi algum contra-ataque (indispensável para ganhar jogos). Só temos que correr mais, ser mais rápidos a pensar o jogo e jogar mais sem bola.
Temos uma semana para prepara o 1º jogo e vamos começar com o pé direito, tenho a certeza disso e sei que toda a equipa vai lutar até ao fim para ganhar este difícil e importante jogo.
Boa semana e bom trabalho!

2 comentários:

Unknown disse...

O maior problema para alem da fraca defesa e intensidade é que alguns atletas não estao tao bem preparados tacticamente do que outros e isso prejudica a equipa no seu todo. Com o tempo acredito que vamos lá. Eu falo por mim mas vou sempre dar o maximo na defesa e tentar ser o mais seguro possivel no ataque. Hoje não estava nos meus melhores dias fisicamente talvez devido ao treino de 4ª que foi puxado e por outros motivos...Mas no proximo sabado vamos ganhar...temos que ganhar! FORÇA MALTA!

Anónimo disse...

Já se costuma dizer... basta um falhar para dar cabo de tudo. E isso acontece tanto na defesa como no ataque. Falta também algum conhecimento mútuo das capacidades defensivas/ofensivas dos companheiros e isso poderá trazer dissabores. Quanto ao empenhamento cada um é dono de si e sabe que se quiser jogar terá que o demonstrar em campo. É preciso união pois só assim conseguiremos ultrapassar tudo e todos! Boa sorte para nós todos no próximo sábado ;)