segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Livro dos 100 Anos do Sport Club Conimbricense

Ao ler o livro dos 100 Anos do Sport, não pude deixar de recordar com saudade e nostalgia o meu início como atleta no nosso amado clube. Já lá vão mais de 20 anos, altura em que conheci, entre tantos outros jogadores e amigos, o André, o Paulo Fernandes e, juntamente com o meu irmão (Mauro), conheci o Pinto, o João (mongo) e o Paulo (rodinhas), que ainda hoje fazem parte da equipa sénior do Sport.

Relembro com orgulho as gloriosas tardes de basquetebol, (em que o pavilhão da Palmeira enchia para verem os jogos da equipa sénior), e de todos os momentos fantásticos que temos vivido ao longo destes anos.

Gostava que os mais novos elementos da nossa equipa lessem o livro e conhecessem a nossa história. Assim, poderiam compreender melhor e tomar consciência da responsabilidade que é representar esta instituição que tantos feitos conseguiu em nome do basquetebol e da cidade de Coimbra.

Há quem trate com desprezo e total falta de respeito esta instituição centerária. Agentes com responsabilidades no basquetebol, que nada de bom dão ao nosso desporto, e que apenas se importam com o seu próprio proveito e promoção. Não precisamos de tributos, nem do reconhecimento daqueles que nada sabem sobre o nosso Sport, sobre nós, sobre o nosso esforço e sacrifícios para jogar basquetebol… porque sempre que se escrever ou falar a palavra basquetebol, associada ao Sport Club Conimbricense, nela estará marcado o nome de cada um de nós e o de todos os jogadores que passaram por esta instituição.

Temos o nosso lugar na história deste Clube e isso, ninguém pode negar ou tirar.

Aproveito também para dizer que é um orgulho enorme fazer parte deste grupo, de ser o capitão desta fantástica equipa e de vos ter a todos como meus amigos. Quero vos agradecer pelo vosso esforço e dedicação, agradecer-vos por ajudarem a manter viva a modalidade de que tanto gostamos no Sport.

Vamos continuar a lutar e a honrar o nosso Clube! Com toda a força e determinação, vamos dar sempre o máximo e participar nos playoffs da CNB1. Vamos mostrar a todos que o basquetebol do Sport está vivo e que merecemos estar nesta competição!

S P O R T


SPORT SPORT SPORT !!!

11 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mister nando disse...

Confesso que o Sport foi uma surpresa bastante agradável. Quando cheguei ao Sport cheguei com algum receio. Ouvia-se falar muito, e na maioria das vezes mal, de quem fazia parte da instituição. No entanto, ao deparar-me com a realidade a minha visão mudou e cedo tentei fazer passar essa boa imagem a todos os que me rodeavam. Hoje em dia não me vejo longe do Sport. É com muito orgulho que faço parte desta família, seguindo uma tradição de família pois o meu avô fez parte deste clube nas décadas de 30 e 40.
É um prazer conhecer e colaborar com tanta gente que faz inúmeros sacrifícios para não deixar morrer esta centenária instituição. Da minha parte tudo farei para engrandecer o nosso SPORT.

gil santos disse...

Após o lancamento do livro do SPORT, a qual ainda não tive a possibilidade de o ter, confesso que não dúvido, que está muito bem estruturado e está presente toda a história deste clube da baixa de Coimbra...Era eu ainda um puto quando fui conhecer o Sport, a meia da tarde com um amigo meu(Marco Barata), ele apresentou-me um treinador de basquete(Miguel Pinto). Após alguns dias fui treinar basquetebol no SPORT, era então do escalão dos minis do SPORT, treinado pelo Miguel Pinto. Com o decorrer do tempo, eu apercebi-me que o basquetebol estava no meu coração e, o Pavilhão da Palmeira era sem dúvida a minha 2ª casa...lá passava o tempo inteiro, apenas , ia a casa comer e dormir!!Passei pelos escalões todos como jogador de basquetebol no SPORT, e tive vários treinadores que fizeram parte desta instituição como: Miguel Pinto, Victor Antunes,Higino Santos. O ponto mais alto da minha carreira foi como Cadete, onde o meu treinador era então o Victor Antunes, nesse ano fui além de outros atletas,mais o meu companheiro de equipa Ricardo Inacio à selecção regional e tanto eu como ele, recebemos um prémio pelas mãos do presidente uma placa de atleta jovem do ano do SPORT, entregue nas cerimonias do aniversario do clube. Eram então tempos de muita felicidade, davamos tudo pelo SPORT(até arrancavamos se fossse possivel os tacos do pavilhão), tinhamos orgulho pelo SPORT.Foi então mais tarde(juniores), que fomos vice-campeões da taça de portugal em basquetbol.São estas lembranças que gostava de partilhar com as pessoas que consultam este blog.Muitos atletas já passaram por este clube que não tenho dúvidas que é e sempre será uma das melhores escolas do país.

Parabéns ao SPORT,

ex atleta
GIL SANTOS

André disse...

Tás todo baralhado Gil. O Vitor foi teu (e meu) treinador nos iniciados A. O Gino foi-o nos cadetes e ai sim vocês foram vice-campeões da taça Nacional. Lembro-me bem porque nesse ano nós fomos campeões distritais de iniciados. Tempos de Glória que injustamente não vêm relatados no livro. Ainda assim um bom livro que peca um pouco por falhas na história mais recente do Sport!

Anónimo disse...

Boa Noite,
Será que me podem informar como é possivel ter acesso a esse livro.

Obrigado

LENA disse...

Foi com muito orgulho que vi as fotos do meu pai Alcides Garcia no vosso livro.
Atleta na modalidade de basketebol, desse prestigiado clube nos anos de 1946, 47, por ai.
Agora com 91 anos continua a ir aos jogos de baskett sempre que pode e esteve presente no v/ jantar de centenário.
Obrigado por o carinho que lhe prestam
Maria Helena Garcia

Anónimo disse...

Caro Anónimo, creio que se passar no pavilhão da Palmeira ao fim da tarde deverá conseguir adquirir um desses livros.

GIL SANTOS disse...

Bom dia a todos, ainda não tenho o livro,mas o pessoal que tiver que indique aqui qual o preço do livro e se há possibilidade de pagamento por multibanco.

GIL SANTOS

Anónimo disse...

como posso entrar em contacto com o mister a fim de falar com ele?

mister nando disse...

O livro do Centenário do Sport Club Conimbricense poderá ser adquirido junto da secretaria do clube. Os preços para os mesmos são de 15€ a unidade mas se comprarem dois livros o preço passa para 25€.

Anónimo disse...

Gostava de saber se o livro fala de futebol ou é somente basquetabol?
jm5psc@hotmail.com
Obrigado