sábado, fevereiro 26, 2011

Campeonato de Basquetebol da CNB1 - 17ª Jornada - Jogo Vale de Cambra vs Sport

A equipa do Sport deslocava-se a Vale de Cambra bastante desfalcada, não apresentando 6 jogadores que normalmente fazem parte das escolhas do treinador. No entanto, nos primeiros instantes da partida essas ausências não se fizeram sentir, chegando os visitantes a dispor de uma vantagem de 5 pontos. Esse foi o toque de alerta para os locais que acentuaram a pressão defensiva e puseram em uso o seu velocíssimos contra-ataque concretizaram inúmeras situações de vantagem numérica perante a inércia e apatia generalizada dos Conimbricenses. o primeiro período manteve-se nesta toada chegando ao final do primeiro parcial com vantagem de 16 pontos para os locais. No início dos segundos dez minutos notou-se uma ligeira reacção do Sport que com uma melhoria significativa no aspecto defensivo e com um maior acerto no ataque, procurando finalmente as melhores situações de lançamento para concretizar colocando novamente à prova a capacidade de reacção dos vale-cambrences. Mas da mesma maneira que apareceu a reacção esta desapareceu perante uma inexplicável falta de organização colectiva e descontrolo emocional de alguns elementos do cinco conimbricense que afectaram o resto da equipa. Alheio a este facto os "amarelos" iam fazendo o seu jogo avolumando o resultado que ameaçava tornar-se exageradamente elevado. Chegava o intervalo com o Vale Cambra em vantagem por 17 pontos. A segunda metade foi a confirmação dos derradeiros minutos da primeira com um Vale Cambra tranquilo a efectuar o seu jogo e os Conimbricenses a arrastarem-se para um penoso final de encontro. Vitória merecida dos locais que foram uma verdadeira equipa ante um desgarrado Sport, bem longe de algumas exibições bastante conseguidas na primeira volta. As ausências não justificam tudo, tendo os conimbricenses que trabalhar mais arduamente na busca de um lugar nos playoffs


Ficha Técnica:

Vale Cambra (79):P. Torcato (26); R. Pereira (13); A. Tavares (7); D. Quade; A. Bastos (8); M. Maia (3); P. Ferreira (6); A. Guillaume (9); A. Santos (2); I. Soares (3); E. Delgado (4)
Treinador: Carlos Pacheco

Sport (49): H. Carvalho (3); J. Nunes (7); M. Rodrigues (8); B. Rodrigues (12); P. Figueiredo (6); P. Robalo (10); B. Cunha (2); E. Bernardes (1)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 28-12; 2º Per. 44-27; 3º Per. 63-40; 4º Per. 79-49

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

Livro dos 100 Anos do Sport Club Conimbricense

Ao ler o livro dos 100 Anos do Sport, não pude deixar de recordar com saudade e nostalgia o meu início como atleta no nosso amado clube. Já lá vão mais de 20 anos, altura em que conheci, entre tantos outros jogadores e amigos, o André, o Paulo Fernandes e, juntamente com o meu irmão (Mauro), conheci o Pinto, o João (mongo) e o Paulo (rodinhas), que ainda hoje fazem parte da equipa sénior do Sport.

Relembro com orgulho as gloriosas tardes de basquetebol, (em que o pavilhão da Palmeira enchia para verem os jogos da equipa sénior), e de todos os momentos fantásticos que temos vivido ao longo destes anos.

Gostava que os mais novos elementos da nossa equipa lessem o livro e conhecessem a nossa história. Assim, poderiam compreender melhor e tomar consciência da responsabilidade que é representar esta instituição que tantos feitos conseguiu em nome do basquetebol e da cidade de Coimbra.

Há quem trate com desprezo e total falta de respeito esta instituição centerária. Agentes com responsabilidades no basquetebol, que nada de bom dão ao nosso desporto, e que apenas se importam com o seu próprio proveito e promoção. Não precisamos de tributos, nem do reconhecimento daqueles que nada sabem sobre o nosso Sport, sobre nós, sobre o nosso esforço e sacrifícios para jogar basquetebol… porque sempre que se escrever ou falar a palavra basquetebol, associada ao Sport Club Conimbricense, nela estará marcado o nome de cada um de nós e o de todos os jogadores que passaram por esta instituição.

Temos o nosso lugar na história deste Clube e isso, ninguém pode negar ou tirar.

Aproveito também para dizer que é um orgulho enorme fazer parte deste grupo, de ser o capitão desta fantástica equipa e de vos ter a todos como meus amigos. Quero vos agradecer pelo vosso esforço e dedicação, agradecer-vos por ajudarem a manter viva a modalidade de que tanto gostamos no Sport.

Vamos continuar a lutar e a honrar o nosso Clube! Com toda a força e determinação, vamos dar sempre o máximo e participar nos playoffs da CNB1. Vamos mostrar a todos que o basquetebol do Sport está vivo e que merecemos estar nesta competição!

S P O R T


SPORT SPORT SPORT !!!

domingo, fevereiro 20, 2011

Campeonato de Basquetebol da CNB1 - 16ª Jornada - Jogo Sport vs Porto "B"

Em semana de aniversário o Conimbricense recebia a forte equipa do Porto "B". E cedo os nortenhos começaram a fazer jus à sua superioridade com Óscar Pedroso a revelar-se quase imparável, quer a jogar perto do cesto, quer no lançamento exterior. Quanto ao Sport ia tentando manter-se o mais próximo possível no marcador, por forma a espreitar uma quebra do Porto para se aproximar. E se no primeiro período tal foi impossível, já no segundo parcial a reacção dos Conimbricenses foi enérgica e abnegada, com uma pressão defensiva muito grande sobre o adversário e com saídas rápidas para o ataque foram-se aproximando do marcador. E nem a alteração para Zona dos portistas conseguiu alterar o rumo deste parcial. Chegava o intervalo com a vantagem dos forasteiros por apenas 5 pontos. No entanto ao intervalo deu-se o volte face no encontro. Com a humidade a atacar em força no Pavilhão da Palmeira (já se tinham verificado várias quedas na primeira parte), a segunda metade do encontro foi disputada no Pavilhão Multidesportos de Coimbra. Os locais perdiam a sua grande vantagem que era jogarem no seu terreno. Mas mesmo assim o Sport começou forte mas pouco eficaz da linha de três pontos e o Porto foi aproveitando para dilatar o marcador. Neste parcial destaque para o acerto do número 16 dos azuis e brancos que concretizou 4 triplos cavando um fosso de 13 pontos à entrada para o último parcial. Os locais esmoreceram um pouco, e as pernas já não respondiam com a mesma força da primeira metade, o que levou a imensos turnovers rapidamente aproveitados pelos portistas para se distanciarem ainda mais no marcador. Verificou-se então nesta altura a diferença de ritmo que estas equipas apresentam actualmente. Destaque para o excelente segundo parcial do Sport que fez com que os inúmeros adeptos que se deslocaram ao Pavilhão da Palmeira pudessem sonhar com a vitória, mas o Porto no computo geral foi mais forte.

Ficha Técnica:

Sport (72): J. Nunes; P. Fernandes (6); J. Pereira; P. Rebelo (20); M. Rodrigues (17); A. Santos (1); B. Rodrigues; J. Silva (6); P. Figueiredo; P. Robalo (12); B. Cunha (10); N. Pinto
Treinador: Fernando Guimarães

Porto "B" (92): A. Pereira (12); R. Marques (7); M. Soares (3); J. Mota; M. Cardoso (5); J. Barbosa (2); J. Lopes; J. Costa (6); R. Azevedo (27); P. Sousa; O. Pedroso (29)
Treinador: João Silva

Marcha do Resultado: 1º Per. 12-25; 2º Per. 33-38; 3º Per. 51-64; 4º Per. 72-92

domingo, fevereiro 13, 2011

Campeonato de Basquetebol da CNB1 - 15ª Jornada - Jogo Montemor vs Sport

Espectáculo muito feio no Pavilhão de Montemor. Defrontavam-se duas equipas satélite e esperava-se muito mais. Entrou melhor o Montemor que foi fazendo uso do seu forte jogo interior perante a impotência dos visitantes. O ataque do Conimbricense continuava muito confuso e a toada manteve-se durante todo o primeiro parcial. Nos dez minutos seguintes o espectáculo piorou. As defesas iam conseguindo inibir ao máximo os ataques que teimavam em não ser concretizadores e chegava-se ao intervalo com um paupérrimo 23-21. Esperavam-se alterações de atitude após o intervalo mas foi puro engano. A monotonia mantinha-se apesar do melhor acerto ofensivo. Os locais alteraram a sua defesa para zona e o Sport através de alguns lançamentos exteriores certeiros, ia mantendo o resultado equilibrado. Entrava-se para o último período com vantagem do Montemor por apenas 3 pontos. A emoção mantinha-se mas a bola era muito mal tratada. As duas equipas apenas da linha de lance livre conseguiam concretizar, não encontrando situações de lançamento fácil. O Montemor colocou um ponto final no encontro com um triplo de Pedro Rocha, concretizando o único lançamento de campo (!!) das duas equipas neste período. Foram mais eficazes os locais que concretizaram as suas oportunidades da linha de lance livre perante os 17(!!)lances livres falhados pelo conimbricense. O CIM continua a lutar pelos primeiros lugares da classificação enquanto o Sport mantém-se na luta por um lugar nos playoff. Arbitragem ao nível do jogo, muito fraca.


Ficha Técnica:

Montemor (52): J. Vieira (6); R. Ribeiro (2); A. Lourenço (3); L. Jóia (9); D. Monteiro (9); A. Coelho (10); P. Rocha (7); J. Lourenço (3); T. Saraiva (3)
Treinador: Paulo Galvão

Sport (43): P. Fernandes; J. Pereira (6); M. Rodrigues (4); A. Santos (8); B. Rodrigues (7); J. Silva (8); P. Figueiredo; P. Robalo; B. Cunha (6); N. Pinto (4); P. Ferreira
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 13-12; 2º Per. 23-21; 3º Per. 38-35; 4º Per. 52-43

domingo, fevereiro 06, 2011

Campeonato de Basquetebol da CNB1 - 14ª Jornada - Jogo Sport vs Valença

Jogo muito importante para os de Coimbra que, na luta pelo melhor lugar nos playoff não podiam perder pontos nestes encontro. E entraram decididos a deixar bem vincada essa intenção. Com um ataque muito móvel e sabendo explorar muito bem quer o jogo interior quer o jogo exterior, foram conseguindo concretizar os seus ataques. Do outro lado os minhotos não conseguiam fazer chegar a bola ao seu estrangeiro e demonstravam muitas dificuldades de concretização. No segundo período a qualidade de jogo decaiu abruptamente, verificando-se inúmeras perdas de bola, maus lançamentos e um jogo bastante confuso. A fraca pontuação conseguida por ambos os conjuntos é disso exemplo, tendo-se verificado um parcial de 11-8 para os locais. As equipas iam para o intervalo com o jogo equilibrado o que perspectivava uma segunda parte interessante. No reatar da partida o Valença decidiu mudar a sua defesa para zona e nos primeiros momentos conseguiu criar algumas dificuldades ao Sport que não conseguia penetrar no interior da área restritiva e o acerto no lançamento exterior não era o melhor. Do outro lado Simón começava a acertar no seu jogo exterior e lançava um claro aviso aos conimbricenses. Entravamos no último período com vantagem de escassos quatro pontos para os da casa. No derradeiro período, com a entrada de João Pereira os locais ganharam acerto no jogo exterior e com três lançamentos seguidos do número 6 dos locais o Sport ganhou uma vantagem tranquila no marcador, que soube gerir até ao final, perante as faltas dos minhotos. Nestes instantes finais os conimbricenses aproveitaram o desnorte dos visitantes para dilatar o marcador até aos 11 pontos finais. Destaque para Pedro Rebelo com uma exibição muito consistente e para João Pereira que com uma entrada muito forte colocou um ponto final no resultado.

Ficha Técnica

Sport (66): J. Nunes (2); J. Pereira (9); P. Rebelo (24); M. Rodrigues (6); A. Machado; B. Rodrigues; J. Silva (6); P. Robalo (9); B. Cunha (10); E. Bernardes; N. Pinto; P. Ferreira
Treinador: Fernando Guimarães

Valença (55): A. Carvalho; C. Costa; P. Barros (15); J. Silva; J. Gomes (5); B. Fernandes (7); R. Pereira; A. Domingues (7); C. Afonso (4); A. Simon (17)
Treinador: Bruno Fernandes

Marcha do Resultado: 1º Per. 19-17; 2º Per. 30-25; 3º Per. 44-40; 4º Per. 66-55