sábado, maio 29, 2010

Campeonato da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 10ª Jornada - Diogo Cão vs Sport

Jogo que se previa muito interessante uma vez que ambas as equipas ainda estão a lutar pela subida de divisão. e começaram melhor os transmontanos com grande acerto no jogo interior aos invés dos conimbricenses que estavam apáticos não conseguindo explanar o bom basquetebol que já praticaram esta época. A equipa da Casa dominava todos os aspectos do jogo interior concretizando todos os seus pontos no interior da área restritiva. O segundo período não se mostrou diferente mantendo-se a equipa visitante desconcentrada e longe do jogo com más decisões a nível de lançamento e com uma fraca prestação defensiva. Aproveitou o Diogo Cão para pontos após ponto chegar ao intervalo com uma vantagem de sete pontos. E o descanso fez bem à equipa de Coimbra que acordou da letargia e com uma maior pressão defensiva e melhores decisões na concretização ofensiva conseguiram colar-se no marcador reduzindo, no final do terceiro parcial para a diferença mínima. Neste período a equipa visitante sofreu com as alterações efectuadas que causaram alguns desequilíbrios na equipa o que foi bem aproveitado pelo Sport. Entrava-se para o derradeiro parcial com o jogo quase empatado e perspectivavam-se dez minutos de grande emoção. No entanto essa ilusão durou pouco tempo, pois os conimbricenses entraram novamente desconcentrados e tomando decisões erradas na construção quer do processo ofensivo quer no processo defensivo, foram quebrando quer física quer anímicamente, perante a calma e tranquilidade dos transmontanos que cerraram fileiras na defesa e foram concretizando as inúmeras situações de lance livres a que foram sujeitos. De realçar algumas decisões duvidosas da equipa de arbitragem, que colocou ainda mais os nervos em franja aos de Coimbra. Na próxima jornada enfrentam-se no pavilhão da Palmeira o Sport e o Vasco da Gama, tendo os conimbricenses a derradeira oportunidade de se lançarem novamente na luta pela subida de divisão.

Ficha Técnica

Diogo Cão (71): J. Pinto (14); C. Almeida (12); P. Gonçalves; J. Pereira (3); J. Borges; P. Pereira (17); N. Gonçalves (6); R. Resende; T. Oliveira (10); J. Dias; H. Afonso (9); A. Monnet
Treinador: Paulo Gonçalves

Sport (53): P. Fernandes; J. Pereira (15); J. Nunes (6); M. Rodrigues (4); B. Rodrigues; H. Carvalho; R. Valadão (4); P. Robalo (6); E. Bernardes; N. Pinto (4); V. Santos; J. Brás (13)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per 12-9; 2º Per 28-21; 3º Per 43-42; 4º Per 71-53

terça-feira, maio 25, 2010

Campeonato da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 9ª Jornada - CAB "B" vs Sport

Após a vitória em Braga, o Sport deslocou-se ao Funchal para defrontar a jovem equipa do CAB Madeira. No seguimento de um jogo tão intenso e tão físico como o da véspera seria de esperar um conimbricense mais desgastado, facto esse bem aproveitado pelos madeirenses que muito pressionantes na defesa e com uma equipa muito alta. foram sucessivamente castigando os Conimbricenses no jogo interior. a vantagem dos locais chegou a ser de 11 pontos no primeiro período mas os de coimbra nunca baixaram os braços e conseguiram reduzir para apenas 3 pontos de desvantagem no final do primeiro período. O segundo parcial foi completamente diferente mostrando os de Coimbra o porquê de estarem a disputar a subida de divisão. Limitando o jogo interior dos madeirenses e aproveitando o desacerto do lançamento exterior os de Coimbra foram acumulando pontos preciosos que lhes permitiram ir para o descanso com uma vantagem de 4 pontos. O descanso serviu para os visitantes retemperarem forças e entrarem muito fortes no terceiro período alcançando rapidamente uma vantagem de 9 pontos. O ponto de viragem do encontro deu-se aqui. O cansaço acumulado do dia anterior começou a notar-se e o discernimento dos conimbricenses jamais voltou a ser o mesmo, acumulando erros atrás de erros que permitiram ao CAB aproximar-se no marcador. No derradeiro parcial a situação do final do terceiro período manteve-se e aliado a várias decisões duvidosas da equipa de arbitragem precipitaram o jogo para um final dramático, não tremendo os jovens da Madeira da linha de lance livre, enquanto o Sport não conseguiu concretizar um lançamento triplo no derradeiro segundo do encontro, o que levaria a um prolongamento..

Ficha Técnica

CAB (55): E. Silva (2); J. Correia (6); J. Fernandes; N. Sousa; V. Ornelas (2); N. Batista (7); S. Lucas (14); M. Gomes (3); B. Cavalcante (21)
Treinador: Ricardo Montes

Sport (52): J. Pereira (5); J. Nunes (5); M. Rodrigues (23); B. Rodrigues (5); R. Valadão (3); P. Robalo (11); R. Seabra; E. Bernardes; N. Pinto; V. Santos
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 22-19; 2º Per. 29-33; 3º Per. 39-43; 4º Per. 55-52

Campeonato da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 8ª Jornada - GDAS vs Sport

Jogo emocionante em Braga com os conimbricenses a terem que vencer para se manterem na luta pela subida de divisão. E o sport cedo começou a tentar levar a à agua ao seu moinho, com uma defesa muito pressionante, limitando a performance do jogo interior dos de Braga e com rápidas transicções defesa ataque e equilíbrio entre o jogo interior e exterior, foi com naturalidade que os de vermelho chegassem ao final do primeiro período com uma vantagem de cinco pontos. No segundo parcial os da casa reagiram e pressionando as unidades mais influentes da equipa de Coimbra e com maior acerto no lançamento, conseguiram reduzir a desvantagem para apenas um ponto ao intervalo. O terceiro período foi de sonho para os visitantes. Voltou a agressividade na defesa e com o acerto quase total de Mauro Rodrigues e João Brás, cavaram um fosso determinante na decisão do encontro, vencendo o parcial por 22-9. O derradeiro período foi de descontrolo total para os locais, que se preocuparam demasiado em discutir as decisões da arbitragem, aproveitando o Conimbricense para, gerindo cautelosamente o seu plantel e o resultado, manterem a vantagem anteriormente alcançada. Destaque para as exibições de Mauro Rodrigues e João Brás que em conjunto concretizaram mais de 70% dos pontos da equipa.

Ficha Técnica

GDAS (57): R. Marques (7); J. Ribeiro (15); S. Lascasas; J. Marques (4); L. Castanheira (6); P. Carvalho; N. Farias (9); R. Martins (7); A. Dias(4); M. Ferreira; H. Lavaeter; D. Rocha (5)
Treinador: André Santos

Sport (70): P. Fernandes; J. Pereira (8); J. Nunes (2); M. Rodrigues (30); B. Rodrigues; R. Valadão; P. Robalo (7); R. Seabra; E. Bernardes; N. Pinto (3); V. Santos; J. Brás (20)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 16-21; 2º Per. 30-31; 3º Per. 39-53; 4º Per. 57-70

domingo, maio 16, 2010

Campeonato da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 6ª Jornada - Oliveirense vs Sport

Defrontavam-se em Oliveira de Azeméis os dois primeiros classificados da Fase Final da Zona Norte. A Oliveirense era claramente favorita e veio a demonstrar esse facto no decorrer do encontro. O jogo começou com muitos nervos em ambas as equipas o que originou vários lançamentos falhados. Os visitantes ainda conseguiram passar pra frente do marcador quando este se cifrava em 7-8, mas foi sol de pouca dura pois a maior experiência dos locais rapidamente os levou de novo à liderança do marcador cavando mesmo um fosso de nove pontos no final do primeiro período. No segundo parcial o equilíbrio foi a nota dominante com o Sport a corrigir alguns dos erros acumulados e a conseguir parar o forte jogo exterior dos de Oliveira de Azeméis.Chegava o intervalo com vantagem dos locais por 11 pontos. No reatamento da partida viu-se nos primeiros minutos um Sport decidido a mostrar o porquê de comandar a classificação e com uma defesa bastante agressiva e com dois lançamentos de três pontos certeiros a equipa de Coimbra chegou aos cinco pontos de desvantagem e teve ainda uma posse de bola para reduzir ainda mais a diferença, no entanto, a Oliveirense acordou novamente para o encontro, e comandados por um João Abreu e um Nuno Freitas endiabrados, mataram as esperanças dos conimbricenses com dois lançamentos exteriores. Os minutos finais do terceiro período foram penosos para os de vermelho pois os locais carregaram e aproveitaram o desânimo dos forasteiros para dilataram para números elevados a diferença no marcador. O último parcial foi apenas uma continuação destes últimos minutos e o desnorte total dos conimbricenses deu origem a uns dez minutos confrangedores, com erros demasiado infantis para uma equipa que luta pela subida de divisão. Destaque para as prestações de João Abreu e Nuno Freitas, que concretizaram um total combinado de 50 pontos, mais do que os de Coimbra.

Ficha Técnica

Oliveirense (83): J. Abreu (25); R. Costa (8); R. Andrade (3); R. Silva (4); D. Gonçalves (2); N. Freitas (25); R. Júnior (3); R. França; I. Soares; P. Martins (2); M. Matos (5); J. Moreira (6)
Treinador: Ricardo Ferreira

Sport (49): P. Fernandes (2); J. Pereira; J. Nunes (3); M. Rodrigues (10); B. Rodrigues (2); R. Valadão; P. Robalo (12); R. Seabra; E. Bernardes; N. Pinto (6); V. Santos (1); J. Brás (13)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 19-10; 2º Per. 34-23; 3º Per. 55-34; 4º Per. 83-49

sábado, maio 08, 2010

Campeonato da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 5ª Jornada - Sport vs Académica "B"

Previa-se um jogo desequilibrado em virtude da ausência de elementos da Liga Profissional na equipa da Académica, e uma equipa do Sport altamente moralizada por se encontrar na liderança do campeonato. No entanto os estudantes nos primeiros minutos de jogo ainda conseguiram disfarçar essa diferença mostrando uma atitude muito boa perante a sobranceria dos da casa. Mas ao fim de 5 minutos, e após um tempo de desconto pedido pelo treinador do conimbricense, o jogo virou. Os de vermelho começaram a mostrar os atributos que lhes têm valido a liderança, e com uma grande entreajuda na defesa e rápidos contra-ataques deram a volta no primeiro parcial chegando ao fim dos primeiros dez minutos na frente por cinco pontos. No segundo período os locais continuaram a carregar a defesa dos estudantes e com maior acerto nos lançamentos exteriores dilataram a vantagem para uns confortáveis 21 pontos ao intervalo. Na segunda parte o treinador do Sport aproveitou a diferença no marcador para proporcionar alguns minutos de jogo aos jogadores menos utilizados mas nunca baixando a intensidade do jogo. E a resposta destes elementos foi bastante positiva pois mantiveram a agressividade na defesa e saindo rapidamente para o ataque foram surpreendendo a organização defensiva dos estudantes. Os jovens da briosa alternaram a defesa zona com defesa individual para tentarem baralhar o ataque do conimbricense mas a maior experiência dos locais foi fundamental. O derradeiro período serviu apenas para completar o jogo, vendo-se nesta altura uma equipa do Sport completamente descontraída e a proporcionar algumas jogadas de belo recorte técnico. Na próxima jornada O Conimbricense desloca-se a oliveira de Azeméis para defrontar o grande candidato à subida, enquanto a Briosa se desloca a Braga.

Ficha Técnica

Sport (82): P. Fernandes (4); J. Pereira (14); J. Nunes; M. Rodrigues (10); B. Rodrigues (3); R. Seabra (4); P. Robalo (9); R. Pimenta(9); E. Bernardes (8); N. Pinto (3); V. Santos (6); J. Brás (12)
Treinador: Fernando Guimarães

AAC "B" (42): N. Gomes (6); G. Silva (2); R. Francisco (5); G. Santos (2); L. Santarino; T. Saraiva (6); J. Silva (16); G. Sousa (5)
Treinador: Bruno Santos

Marcha do Resultado: 1º Per. 20-15; 2º Per. 44-23; 3º Per. 62-30; 4º Per. 82-42

sábado, maio 01, 2010

Campeonato da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 4ª Jornada - Vasco da Gama vs Sport

Visita dos conimbricenses ao sempre complicado terreno do Vasco da Gama. Início adormecido dos de Coimbra que perante a forte agressividade dos de Gaia, não conseguia explanar todo o seu jogo. Foi um jogo muito físico, e perante a dureza dos locais e permissividade da equipa de arbitragem, o Sport jogou sempre amedrontado não conseguindo responder ao bom jogo exterior dos locais. no final do primeiro período a diferença era mínima. No início do segundo a toada de jogo manteve-se sempre pautada pelo equilíbrio. O Sport ia forçando os contra-ataques enquanto que os de Gaia iam lutando e vencendo a luta das tabelas, marcando a maioria dos seus pontos de segundos lançamentos. Chegava o intervalo com o resultado em 28-27. O descanso não foi bom conselheiro para os de Coimbra que entraram amorfos e muito pouco eficazes permitindo um parcial de 11-0 aos locais que mesmo quando não concretizavam o lançamento exterior superiorizavam-se no ressalto ofensivo. A exclusão de Nuno Pinto com 5 faltas, privou os Conimbricenses de um elemento muito poderoso na luta das tabelas e desconcentrou ligeiramente a equipa que passou por uma fase complicada. Nesta altura, surge um minuto de desconto pedido por Fernando Guimarães, que serviu para tranquilizar a equipa e orienta-la claramente para o jogo. E o Sport foi buscar forças para reduzir a diferença para apenas 7 pontos à entrada para o derradeiro parcial. E mais uma vez o equilíbrio foi a nota dominante. O Vasco da Gama continuava a dificultar imenso o jogo dos de Coimbra que iam mantendo o jogo equilibrado. A três minutos do final o marcador registava uma vantagem para os da casa por dois pontos, e no mesmo ataque, conseguem cinco lançamentos, culminando com um triplo que levou ao esmorecimento dos visitantes. Apesar da vontade demonstrada pelos de Coimbra, os vascaínos conseguiram manter a calma concretizando os sucessivos lances livres que tiveram direito. Bom jogo por parte das duas equipas, apesar da arbitragem bastante permissiva, que levou a que um atleta do Sport saísse de campo com o sobrolho aberto após um lance mais disputado. O Sport perde assim a invencibilidade que vinha ostentando nesta fase.


Ficha Técnica

Vasco da Gama (62):D. Oliveira (3); M. Monteiro; P. Rodrigues (7); J. Pires (2); V. Lobato; P. Cruz; J. Baltazar; H. Araújo (14); R. Araújo (11); M. Sousa (7); J. Torrier (16); F. Bem (2).
Treinador: Marco Rodrigues

Sport (56): P. Fernandes; J. Pereira; J. Nunes (7); M. Rodrigues (22); B. Rodrigues (5); R. Valadão; P. Robalo (8); R. Pimenta; E. Bernardes; N. Pinto (2); V. Santos; J. Brás (12).
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 12-11; 2º Per. 28-27; 3º Per. 42-35; 4º Per. 62-56