sexta-feira, novembro 17, 2006

Noticia sobre a arbitragem do Jornal As beiras de 17/11/2006

BASQUETEBOL
CURSO – Inscrições abertas para futuros árbitros

Estão abertas as inscrições para mais um curso de árbitros de basquetebol, uma acção fundamental para o futuro da modalidade no distrito de Coimbra.A arbitragem distrital não fugiu à regra e seguiu caminhos de menor qualidade, rigor e entusiasmo que, nos últimos anos, têm vindo a caracterizar o basquetebol conimbricense. A Associação de Basquetebol de Coimbra (ABC) não está isenta de "culpas no cartório", uma vez que superintende todos os aspectos que rodeiam a modalidade no distrito. Todavia, os seus responsáveis denotam atenção e preocupação, e pretendem dar passos necessários para debelar o actual estado de coisas. Joaquim Inácio concorda que a arbitragem distrital está "limitada. Infelizmente, verificamos que o número de pessoas que aderem à arbitragem tem vindo, nos últimos anos, a ser inferior ao daqueles que optam por deixá-la. Esta situação acaba por ter impacto negativo no basquetebol, principalmente nas camadas mais jovens. No entanto, positivamente, referimos o facto de, após largos anos, Coimbra ter novamente um comissário inscrito na Federação Portuguesa de Basquetebol", referiu. Neste contexto, segundo o presidente do Conselho de Arbitragem Distrital (CAD), o novo curso promovido pela ABC assume "uma importância fulcral, pois servirá para revitalizar um pouco a arbitragem no distrito de Coimbra, deixando espaço para que mais jogos possam ter juízes nomeados". Ao mesmo tempo, permitirá que "os juízes possam ter mais tempo para outras actividades importantes nas suas vidas e para que se possa passar mais tempo a pensar e a estruturar a formação contínua dos juízes (que tem sido descurada nos últimos tempos). Enfim, acreditamos que permitirá a todos os que gostam do basquetebol, a criação de melhores condições para o exercício da actividade de árbitro ou oficial de mesa". Por outro lado, havendo maior quantidade, a qualidade das nomeações será certamente superior, uma vez que, actualmente, o número reduzido de juízes "condiciona a acção do CAD. Em primeiro lugar, porque o número de juízes não é suficiente para garantir que, em todos os jogos, existam árbitros e/ou oficiais de mesa. Depois, porque muitos dos árbitros são "sobrecarregados" de jogos, situação que, se não for tratada com cuidado, pode levar à desmotivação do jovem juiz, pois sacrifica a sua vida pessoal e escolar".


Comentário: Esperamos todos que a arbitragem se altere para melhor já que este ano das 3 arbitragens que tivemos (todos arbitros da ABC) apenas no último jogo foi aceitavel (se bem que negativa!) já que nos 2 jogos anteriores com Ginásio e Leiria a arbitragem foi má de mais para ser verdade! Nunca pensei que, em séniores, fossem enviados para arbitrar arbitros ainda em plena fase de aprendizagem que ainda não têm noção completa do Basquetebol!
Não para os séniores!

2 comentários:

gaspar da silva disse...

Olá André
Como o próprio texto diz, só com quantidade poderá haver alguma qualidade. Coimbra neste momento precisa de ter grande quantidade, por isso vou-te deixar um desafio, inscreve-te no curso e tenta que alguns colegas teus também o façam. O BASQUETEBOL AGRADECE.
Gaspar da Silva

Unknown disse...

Olá caro Gaspar da Silva.
Uma surpresa agradável a sua participação aqui no nosso Blog.
Agradeço desde já o convite mas não tenho, nem nunca tive, qualquer intençao de ser arbitro de basquetebol nem de qq modalidade. Não me atrai a função se bem que tenho todo o respeito (como sabe) por todos os arbitros e posso considerar-me até, amigo de alguns deles. Em relação aos meus colegas só eles saberão mas deixe-lhes o repto num post mais actual para que eles possam ler.
Este ano as arbitragens em Coimbra (nossos jogos) têm sido melhores que o ano passado tambem devido ao facto, acredito eu, de termos tido arbitros mais experientes.

Aceite um abraço