quarta-feira, novembro 08, 2006

Ai, Ai Capitão!

Conforme notícia já avançada neste nosso blog de eleição, o Sport conseguiu no passado sábado uma vitória e uma exibição convincente perante um adversário que não sendo um dos mais sérios candidatos à passagem à fase final, irá concerteza revelar-se muito difícil de ultrapassar, principalmente a jogar em casa. Não foi uma exibição brilhante, mas foi uma exibição muito conseguida por parte dos nossos atletas, onde a vitória nunca esteve em causa, pois o jogo foi dominado desde o início até ao seu final.
Contudo, e não poderia deixar de perpetuar este momento inesquecível, o ponto alto dessa partida aconteceu quando, num acesso de fair-play (ou de totozice) nunca antes visto, o nosso inestimável capitão resolveu dar uma ajuda à já de si confusa e atarantada equipa de arbitragem, assinalando ele próprio (em alto e bom som) uma falta que alegadamente terá cometido, mas que aqueles não se tinham apercebido e que certamente não iriam sancionar.
Podem alguns questionar-se: e isso que mal tem? não é essa uma prova de que no desporto ainda existem pessoas cujos valores morais falam mais alto do que a ideia do "vencer a qualquer custo"?
Eu respondo: não, esta é uma prova de que bem no âmago do nosso capitão há um sentimento pujante e pueril de luta pela justiça e de defesa do oprimido que é tão forte que não é capaz de controlar nem sequer quando é ele o infractor. É o sonho de criança que ele ainda mantém de viver num mundo onde os infractores devem ser punidos e onde no fim o Bem vence sempre o Mal e a Justiça vence sempre a Injustiça. E esta foi a forma que encontrou de dar um sinal a todos nós de que estará sempre presente - qual anjinho divinal na nossa cabeça (ao contrário do João que será certamente o diabinho das nossas mentes) - para nos lembrar do caminho certo a seguir e de que, enquanto ele for o capitão, não haverá falta que ficará por marcar, em nome da justiça e do bem ao próximo.
Por outras palavras mais concretas que é o que todos estamos a pensar e alguém tem de o dizer: QUE GRANDE TOTO!!! Razão tem o Batracaco quando lhe chama Master Clown! Sempre que me lembro da veemência com que o capitão levantou o braço e bradou FALTA MINHA só me dá vontade de rir, e nem o facto dele ter vindo de seguida para o banco a dizer "que grande estúpido que eu sou" me faz ter pena ou compaixão.
Por isso, dedico este post àquele que podemos chamar de vencedor do prémio "totó da semana", mas é um totó de que todos nós atletas do sport nos orgulhamos e não o trocaríamos por nenhum outro.
Pra ti capitão, e porque todos nós temos fases na nossa vida das quais não nos orgulhamos, um abraço de todos os teus colegas e amigos de equipa

4 comentários:

Bruno disse...

Quem fala assim não é gago!!!!:) Nunca mais volto a escrever nada aqui!! Sinto-me embaraçado perante este recital de palavras sonantes e requintadas! Passei uma vida inteira a tentar enganar os àrbitros, para não me marcarem faltas e, agora, sinto-me envergonhado com o meu comportamento! Vou começar a alertar os àrbitros para as faltas dadas pelos meus atletas e, no fim, vou pedir desculpas ao meu adversário por todas as maldades cometidas por nós!:)
Sábado quero mais uma vitória!!!!!
Um abraço!

Unknown disse...

Pois pois!! Já faltava o gozo!! De nada serviu eu ter recriado o acontecido num post anterior! Foi instintivo e bastante humoristico sem dúvida e em 16 anos de basquete nunca me tinha acontecido! Pois bem, ganhei uma cervejola à conta disso! hehe! Perante horrivel arbitragem resolvi dar uma ajuda aos 2 senhores de cinzento pois mais parecia um jogo treino apitado por 2 pessoas escolhidas ao calha da bancada! E nos jogos treinos o que devemos fazer?...ora claro que é acusar as nossas próprias faltas!

Abraço para ti Mike e espero que apareças mais a escrever post de outro "género". Posts talvez menos humoristicos!!lol!

Anónimo disse...

Claro que é master clown!!! ;) Mas alguém ainda tinha dúvidas!? eheh

Anónimo disse...

Era bom que o Velho Capitão se habituasse a levantar o braço e a gritar, mas noutras situações. Imaginem esta: tá malta do Sport toda no 1910 num sábado á noite, depois de um jogo. Algum manda vir uma rodada de minis e o que deveria fazer o capitão? Levantar o bracinho no ar e gritar ESSA É MINHA, PAGO EU!!! Assim é que era bonito...
Um abraço Capitão.