segunda-feira, fevereiro 23, 2009

16ª Jornada - ACERT vs Sport

E à 16º jornada surge a primeira derrota da equipa de Coimbra, no sempre difícil pavilhão de Tondela. Era um jogo esperado com grande expectativa pois estavam frente a frente primeiro e segundo classificados. O jogo começou numa toada muito nervosa, com muitos erros de parte a parte, nomeadamente no passe para os da casa e no lançamento para os visitantes. Ainda assim foi uma primeira parte com equilibrio e com um score interessante terminando 17-16. No segundo período a história foi diferente. A equipa da casa acalmou e começou a praticar um basquetebol mais fluido e mais consistente, enquanto que o líder continuava a jogar desordenado. Não foi pois de estranhar a diferença de 7 pontos ao intervalo, fruto de rápidos contra-ataques e de uma percentagem elevadíssima da linha de lance livre por parte dos locais. Poder-se-ia pensar que o intervalo seria bom conselheiro para o Sport mas não. A equipa começou a 2º parte da mesma maneira que tinha terminado a primeira. Muito desconcentrada e jogando individualmente, permitiu que os locais através de mortíferos contra-ataques dilatassem a vantagem no marcador e à entrada para os últimos 10 minutos, com o resultado a marcar 53-39. Jogo decidido?? Nem por isso. Os visitantes encheram-se de brio e mostraram no último período porque razão são os líderes desta série. Com uma defesa zona bem pressionante, não permitindo lançamentos fáceis ao adversário, foram-se aproximando no marcador, chegando a três minutos do fim à desvantagem por apenas 4 pontos. Nessa altura decidiram entrar em campo 2 protagonistas diferentes. Com uma dualidade de critérios gritante, a equipa de arbitragem não permitiu aos visitantes aproximar-se mais no marcador. Ainda assim destaque para a atitude revelada pelos Conimbricenses que acreditaram sempre até final, que a vitória poderia pender para o seu lado. Os parabéns às duas equipas que alcançaram um lugar na fase final do Campeonato da CNB2.

Ficha Técnica

ACERT (67): 6 N. Abreu(5); 7 J. Dias; 8 C. Correia (10); 9 T. Vale (14); 10 J.Braz (17); 11 P. Dias (10); 13 I. Correia (2); 14 R. Braz (2); 15 L. Dias (7)
Treinador: O. Monteiro

Sport (63): P. Fernandes (2); J. Nunes (9), A. Morais; M. Rodrigues (16); B. Rodrigues (8); B. Pinheiro (8); P. Robalo (13); V. Santos (5); C. Veiga (2)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per 17-16; 2º Per. 37-29; 3º Per. 53-39; 4º Per. 67-63

Perdemos um jogo mas ganhamos uma equipa??pareceu-me que sim e espero que sim. Grande atitude no último período. Foram GRANDES!!!

domingo, fevereiro 15, 2009

15ª Jornada - Sport vs Cantanhede

Tarde de Basquetebol onde os locias poderiam carimbar matematicamente a passagem à Fse Final da CNB2. E foi isso que veio a acontecer perante a modesta equipa do Cantanhede. o Sport com bastantes ausências, aproveitou este jogo para rodar os elementos menos utilizados do plantel, os quais acabaram por dizer presente ao treinador, mostrando que poderão ser elementos úteis na fase que se avizinha. O primeiro período vei oconfirmar a superioridade dos da casa os quais tiveram 10 minutos quase perfeitos chegando ao fim do primeiro parcial com uma vantagem de 24-02, fruto de uma defese agrassiva e de rápidos contra ataques, quase sempre bem finalizados. No segundo período iniciou-se uam maior rotatividade da equipa quebrando esta um pouco em ambos os lados do campo, fruto da menos utilização e menores rotinas de jogos dos elementos utilizados mas mesmo assim mantendo a superioridade sobre os visitantes.Chegou o intervalo com a vantagem clara de 40-10. A segunda parte foi um espectáculo monótono de basquetebol, onde se pode destacar a entrega e o espírito revelados pela equipa que se deslocou de Cantanhede, em oposição a algum conformismo dos da casa que pouco ou nada fizeram para leavr oresultado para números bem mais expressivos.Nesta segunda metade a dferença entre os dois conjuntos cifrou-se apenas em 10 pontos, o que demonstra a atitude com que os locias encararam os derradeiros minutos. Boa arbitragem. Só um reparo:Esperamos que a Fase Final do Campeonato traga mais público ao Pavilhão da Palmeira, o qual se encontrava com um aspecto desolador, completamente despido de público para ver jogar os líderes desta série da CNB2.

Ficha de Jogo



Sport (78): J. Nunes (8); A. Morais (10); B. Pinheiro (19); P. Robalo (18); R. Seabra (2); N. Rebelo (3); E. Bernardes (4); N. Pinto (12); R. Santos (2)

Treinador: Fernando Guimarães



Cantanhede (38): R. Jesus (6); B. Cravo (7); D. Moleiro (6); D. Paciência; L. Lopes; J. Costa (11); C. Vinagreiro (4); M. Santos (4)

Treinador: Marcos Lopes



Marcha do Resultado: 1º Per: 24-02; 2º Per:40-10; 3º Per: 58-23; 4º Per: 78-38

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

14ª Jornada - Pombal vs Sport

Tarde cinzenta de basquetebol em Pombal.A equipa da casa recebia o primeiro classificado e esperava-se uma vitória tranquila dos conimbricenses mas tal facto não foi tão linear.os primeiros cinco minutos de jogo foram penosos para os espectadores tal foi a fraca qualidade do basquetebol colocado em práctica pelas duas equipas. Com total desacerto nos lançamentos nesse período o resultado estava em 6-4 para os de Coimbra. Após o tempo de paragem pedido por Fernando Guimarães, os seus pupilos parecem que acordaram e arrancaram para um parcial de 10-0, mantendo essa vantagem até ao final do primeiro tempo. No segundo período o equilíbrio manteve-se mas agora a qualidade de jogo foi superior.Os visitantes aproveitaram para fazer uma gestão do plantel, rodando diversos elementos, sem no entanto prejudicar a eficácia da equipa.Os de Pombal combatiam a maior superioridade dos visitantes um bom jogo interior com alguns lançamentos de três pontos. Chegou o intervalo com o resultado em 26-38. O descanso não foi bom conselheiro e o mau basquetebol continuou a ser praticado.Perdas de bola sucessivas, maus lançamentos, picardias entre jogadores, foram estes os ingredientes dum terceiro período muito mal jogado, no qual os visitantes conseguiram ser os menos maus, vencendo o parcial por 7 pontos e colocando a diferença à entrada para o último período em 19 pontos. O último período serviu para jogarem os menos utilizados aproveitando os da csa para reduzir a desvantagem, fruto do grande acerto para lá da linha de três pontos com 5 tentativas concretizadas neste período. A vitória dos forasteiros era esperada mas esperava-se um melhor basquetebol. Má arbitragem.
Ficha de Jogo

Pombal (63): P. Almeida (8); C. Silva (7); C. Casinha (7); J. Martins (14); P. Santos (7); M. Pereira (5); F. Jorge (2); I. Santos; J. Carreira; R. Patrício (15)
Treinador: Luís Almeida

Sport (78): J. Nunes (9); A. Morais; M. Rodrigues (14); B. Rodrigues (8); B. Pinheiro (19); P. Robalo (16); R. Seabra (5); E. Bernardes; N. Pinto (4); V. Santos (2); R. Santos (1)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per: 7-18; 2º Per: 26-38; 3º Per: 38-57; 4º Per: 63-78

domingo, fevereiro 01, 2009

13ª Jornada - Sport vs Olivais

Grande derby no Pavilhão da Palmeira.Jogo bastante emotivo de princípio ao fim sempre com incerteza no marcador. começou melhor a equipa do Oloivais com uma defesa zona muito bem preparada e com o tiro exterior do conimbricense a não entrar, rapidamente gerou uma vantagem dos forasteiros (0-5), a qual foi mantida até ao final do primeiro período,. Foi um período muito mal jogado com inúmeras perdas de bola, lançamentos falhados, chegando ao final do primeiro período com o resultado nuns míseros 9-11. No início do segundo quarto a equipa do Sport entrou decidida a mostrar o seu real valor e com três lançamentos de três pontos passou para a frente do marcador por 7 e assim ganhou alguma tranquilidade que estava a faltar. E com mais pressão na defesa e explorando bem o jogo interior de Paulo Robalo, chegaram ao intervalo com uma vantagem de 8 pontos. No início da segunda parte os da casa mantiveram toda a agressividade que lhes é característica e dilataram o marcador para uma vantagem que se chegou a cifrar nos 15 pontos, fruto do maior acerto nos lançamentos de campo e do aparecer no jogo de Mauro Rodrigues que até então tinha estado um pouco amorfo.Ficava no ar a ideia de que o Sport poderia vencer o encontro com uma vantagem folgada. No entanto, e enchendo-se de brio, os olivanenses reagiram e durante o quarto período equilibraram o marcador para usn três minutos finais de grande intensidade.Nessa altura valeu a maior experiência dos da casa que souberam controlar a vantagem que alcançaram, parecendo ter sempre o jogo controlado.Péssiam arbitragem do elemento que veio de Lisboa que decidiu assumir o protagonismo do encontro.

Ficha de Jogo

Sport (65): P. Fernandes; J. Nunes (4); M. Rodrigues (19); B. Rodrigues (8); B. Pinheiro; P. Robalo (16); T. Neves (9); R. Seabra; E. Bernardes; N. Pinto (6); V. Santos (3); R. Santos
Treinador: Fernando Guimarães

Olivais (57): R. Francisco (2); J. Água (3); C. Fernandes (2); S. Rendilho; A. Santos; E. Anis(2); R. Chicória; L. Silva (7); F. Machado (14); J. Lopes; P. Figueiredo (20); P. Liberado (7).
Treinador: H. Martinho

Marcha do Resultado: 1º Per: 9-11; 2º Per: 27-19; 3º Per: 47-34; 4º Per: 65-57

S-P-O-R-T. SPORT SPORT SPORT

12ª Jornada - Gumirães vs Sport

Perspectivava-se um jogo emocionante no Pavilhão do Fontelo em Viseu, tendo em conta o resultado da primeira volta em que os líderes do Campeonato, em casa, apenas venceram por 6 pontos. E as expectativas não saíram goradas, pois durante 25 minutos a nota dominante do encontro foi o equilíbrio. Os locais começaram melhor o jogo fruto do desacerto dos de Coimbra chegando a um parcial de 5-0,não conseguindo os visitantes, nos três primeiros minutos marcar qualquer ponto. No entanto, a pontaria dos forasteiros melhorou e a agressivdade defensiva (marca registada desta equipa) fez o resto chegando o Sport ao final do primeiro período a vencer por 4 pontos. No segundo tempo a toada manteve-se e foi agradável de ver o espectáculo proporcionado com toda a entrega e alguns momentos de bom basquetebol praticado por ambas as equipas. Ao intervalo o placard marcava 26-33. O terceiro período iniciou-se com a equipa visitante a fazer gestão do plantel, conseguindo dar descanso a alguns dos elementos mais preponderantes, resguardando-os para um final de encontro que se avizinhava emotivo. E neste quarto a equipa da casa conseguiu manter-se no jogo equilibrando na luta das tabelas e mantendo alerta os líderes, que teriam que mostrar mais no último período para vencerem esta equipa. E foi isso mesmo que aconteceu. Fruto da rotação do plantel, a equipa de Coimbra entrou muito pressionante, ainda mais agrassiva, não permitindo ao Gumirães explorar o jogo interior, e através de mortíferos contra ataques, mostrou porque razão se mantém invicta nesta série da CNB2.Foi com naturalidade que se viu o avolumar do resultado para uma diferença final de 28 pontos, sendo de destacar novamente a excelente prestação defensiva dos conimbricenses que teimam em limitar ao máximo as prestações ofensivas dos seus oponentes. Boa arbitragem.

Ficha de Jogo:

Gumirães (52): G. Cardoso; N. Figueiredo (10); A. Azevedo (11); N. Sousa (1); G. Alexandre; D. Pereira; I. Costa (7); L. Cunha (10); J. Lourenço; M. Santos (12); N. Matos (1)
Treinador: José Pacheco

Sport (80): J. Nunes (10); A. Morais; M. Rodrigues (27); B. Rodrigues (7); B. Pinheiro (5); P. Robalo (18); T. Neves (10); R. Seabra; C. Veiga; N. Pinto; V. Santos (3); R. Santos
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per: 10-14; 2º Per: 26-33; 3º Per: 41-51; 4º Per: 52-80

S-P-O-R-T. SPORT SPORT SPORT