domingo, setembro 28, 2008

Torneio de Montemor

Fomos para o torneio na optica simplesmente de 2 jogos treino com equipas que irão disputar a divisão acima e com mais recursos financeiros que a nossa. No entanto, e face à fantástica exibição do primeiro jogo, quase que nos vimos obrigados a discutir a vitória final.
Quando digo fantástica exibição, não o digo por termos ganho (o que não aconteceu), mas sim pela qualidade de jogo que conseguimos apresentar perante uma equipa que segundo o nosso informador russo, está a treinar há bem mais de um mês e com 5 treinos semanais. Perdemos por 4 ou 5 pontos mas tivemos grande parte do jogo no comando arrancando com um parcial inicial de 12-2. No entanto alguma falta de cabeça no ultimo minuto da primeira parte levou a que eles se aproximassem. Na segunda parte o jogo esteve sempre equilibrado até o factor físico começar a fazer a diferença. Sofremos então vários pontos em contra-ataque, o que deixou o Infante d eMontemor com umaliderança ligeiramente folgada. Mérito para a recuperação final que só não foi mais além porque e momentos decisivos falhámos várias bandejas...
No segundo jogo a história foi completamente diferente. Perante uma equipa fresca começamos claramente em défice físico o que levou a uma organização defensiva e ofensiva. Muitos lançamentos forçados, muitos turnovers, má recuperação defensiva...enfim um rol de situações que só aconteceram devido ao desgate que o jogo anterior provocou.
Parabéns a todos pela entrega ao jogo e há ainda que realçar a boa integração e bom desempenho dos novos atletas.
Agora no fim de semana temos o belo do casório e no outro vamos até Oliveira de Azeméis para a apresentação da equipa local, que inclusivamente enviou um espião para tirar alguns apontamento da nossa forma de jogar...

S-P-O-R-T Sport Sport Sport

sexta-feira, setembro 26, 2008

SPORT no Torneio de Montemor

É já este sábado, dia 27 de Setembro, que os seniores do SPORT fazem o seu primeiro torneio de preparação para a nova época.

O Torneio realiza-se em Montemor-o-Velho, no Pavilhão Municipal.

A nossa equipa joga às 16h com o Infante de Montemor e às 17h com o Atómicos de Oliveira do Bairro.

Serão 2 jogos divididos em 2 partes de 15 minutos. Este sistema, adoptado já à ultima da hora, deve-se ao facto de a Naval 1º de Maio ter desistido da sua participação o que obrigou a um reajuste do que estava previsto.

Vai ser, concerteza, um torneio complicado em termos de discussão do resultado, mas em que o objectivo será preparar a equipa para a dura época que se avizinha. Para isso nada melhor do que jogar contra adversários de uma divisão superior com objectivos e capacidades superiores, como é o caso destas 2 equipas.

Boa sorte!

S P O R T...SPORT SPORT SPORT!!!

terça-feira, setembro 23, 2008

Calendário

Deixo aqui o calendário dos nossos jogos para esta primeira fase:

Sport - Fundão - 18/10 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Lousanense - Sport - 25/10 - 17:30 Municipal Lousã
Sport - Gumirães - 08/11 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Olivais - Sport -16/11 - 17:30 Pavilhão Eng. Augusto Correia
Sport - Pombal - 22/11 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Cantanhede- Sport 29/11 - 18:30 Pavilhão Marialvas
Sport - Acert - 06/12 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Ac. Viseu - Sport - 14/12 - 17:00 - Municipal do Fontelo
Sport - Naval - 20/12 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Fundão - Sport - 11/01 - 18:00 - Municipal do Fundão
Sport - Lousanense - 17/01 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Gumirães - Sport - 24/01 - 17:00 Municipal do Fontelo
Sport - Olivais - 31/01 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Pombal - Sport - 08/11 - 17:00 - Municipal de Pombal
Sport - Cantanhede - 14/02 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Acert - Sport -21/02 - 21:00 - Municipal de Tondela
Sport - Ac. Viseu - 01/03 - 17:30 Pavilhão Multidesportos
Naval - Sport - 07/03 - 16:30 Esc. Joaquim Carvalho

No fim deste fase volto a colocar outro calendário.Conto com a vossa ajuda pra isso.
S-P-O-R-T Sport Sport Sport

Nova Experiência

Eis que começou uma nova experiência para mim. Depois de estar 5 anos a treinar o feminino da AAC e de dois anos sabáticos, completamente desligado do basket e acompanhando só alguns jogos dos meus amigos de sempre, estou de volta ao activo.
Foi-me lançado um desafio interessantíssimo, que é colocar o Sport de novo na fase final e, com a equipa que temos tentar a subida. Não é uma tarefa fácil mas é perfeitamente exquível, se se mantiverem os jogadores base do ano passado.
Recentemente fui comfrontado com a saída do nosso querido Robocop, a quem desde já desejo as maiores felicidades nestas suas novas etapas de vida, quer profisisonal quer desportiva, sempre deixando aquele amargo de boca por não poder contar com o seu decisivo contributo a todos os níveis.
Alguns jogadores estão a ser tentados por outros clubes mas pode ser que permaneçam.
Há que saudar o regresso do Nuno Pinto que vem colmatar a saída do Miguel, a chegada do joão Nunes, do Renato e do CC que vêm da AAC
E eis que, ao 6 treino surge o primeiro desafio: jogo treino como Olivais. como seria de esperar as coisas não correram como desejado, visto ainda estarmos no príncipio da época e termos poucos treinos, com muita gente nova, e que só agora começa a assimilar o modelo de jogo que quero implementar, e a realidade diferente que é jogar na CNB2. Há ainda muita mas mm muia coisa por trabalhar e conto com a plicação de todos de modo a que possamos todos juntos, levar o barco a bom porto.
S-P-O-R-T Sport, Sport Sport

segunda-feira, setembro 22, 2008

JOGO TREINO SPORT-OLIVAIS B

Esta noite, no pavilhão da Palmeira, pelas 20:30h, realizou-se um jogo treino entre a nossa equipa e o Olivais B.

São 2 equipas que se vão defrontar na zona centro da CNB2, este ano.

O Olivais é orientado pelo Martinho Henriques pai. Já foi treinador do Sport mas por motivos de Saúde teve que abandonar por algum tempo.

No Sport, o meu amigo Nando tinha 14 jogadores disponíveis faltando apenas o Mauro nos habituais titulares. Ainda há a dúvida Miguel Magalhães e vamos ver como estará a vida profissional do João Pereira, do Paulo Robalo e outros.

O jogo não teve grande história pois o Sport foi superior em todos os aspectos de um jogo de basket. Já demonstrou bons pormenores com algumas jogadas e contra-ataques bem delineados. Agressividade defensiva e variação jogo interior/exterior. No entanto, não fomos postos à prova verdadeiramente.

O Olivais é uma equipa muito verdinha. Jogadores ainda júniores, muito novos e que ainda não têm calo. Este ano, a jogar principalmente fora de casa, nesta CNB2, vão endurecer, não tenho dúvidas. O treinador do Olivais sabe o que o espera e acredito que se a equipa lutar à sua imagem poderão fazer um campeonato razoável. Boa sorte para eles.

Não houve marcador, mas no inicio, estava 19-6 a nosso favor e o jogo foi sempre evoluindo mais ou menos da mesma maneira.

Enfim, um bom treino para o Sport onde deu para perceber que esta equipa pode lutar pelos primeiros lugares caso mantenha a intensidade e a aplicação nos treinos.

Em relação ao ano passado saíram da equipa Hugo Vilaranda, Bento e André Machado.
Entraram Nuno Pinto (ex-Lousanense), João Nunes, Renato e CC (todos ex-juniores da AAC). Em dúvida estão Mauro Rodrigues e Miguel Magalhães.

FORÇA SPORT!!!

terça-feira, setembro 09, 2008

NOVA ÉPOCA E OUTRAS COISAS...

Já não me lembro de quando escrevi por aqui a última vez! Foi há muito eu sei. Motivos profissionais e pessoais a isso levaram, bem como o final de uma época que considero frustrante para a equipa sénior do SPORT!

Foi uma época em que não foram atingidos os objectivos. Para os atletas, ou pelo menos para a maioria, era subir de divisão. O que inicialmente era uma equipa competitiva, unida, e que lutava até à exaustão pela vitória transformou-se numa equipa desligada, desmotivada, e onde não se via alegria nem paixão pelo jogo. Houve algumas excepções é certo, momentos e jogos que realmente se viu garra e bons momentos de basket mas, na minha opinião, e na de alguns colegas e adeptos, foram muito poucos para as potencialidades da equipa. Culpados? Há-os certamente mas não interessa estar a culpar ninguém já que todos tiveram a sua quota parte. No entanto, e tenho que dizer isto, assisti e ouvi coisas dentro da equipa, que nunca, em 18 anos de basket tinha ouvido/assistido. Como era a minha última época e não me queria aborrecer com ninguém, deixei andar. Eu e outros colegas/amigos. E por sermos amigos é que as coisas não foram piores, por já nos conhecermos há muitos anos e sabermos como cada um é na realidade.

Foi a minha última época, comecei com 13 anos e acabei com 31. Comecei nos infantis e fui até aos seniores (onde treinei pela 1ª vez ainda era juvenil), onde cheguei a capitão (durante uns 7 anos). Só posso dizer que me custou/custa ter largado o basket como jogador e o Sport em si já que as minhas melhores amizades foram cultivadas no belo pavilhão da Palmeira. No entanto, acho que este é o momento certo para sair. Terei, a partir de Outubro, outras responsabilidades e as minhas pernas já não respondem como dantes. Apesar do novo treinador me "chatear" para fazer mais um ano, eu acho que não. Obrigado Nando mas,...tu sabes!!! Tenho que agradecer a tanta gente que aprendi a gostar mas primeiramente agradeço ao clube da minha rua, O MEU SPORT, o clube que me ajudou a crescer, que me formou em certos aspectos, e que jamais esquecerei e deixarei de amar.

Foi pelo SPORT que fui à Selecção Distrital de Coimbra onde fui campeão na Madeira com mais 2 companheiros de equipa (O Hugo Loureiro e o Marco Barata). Foi pelo SPORT que fui Campeão Distrital de Iniciados Masculinos época 92/93 (ultima equipa do Sport a ganhar alguma coisa em Basket), vitória da qual ainda guardo a faixa e a foto da praxe (esta equipa incluía 2 colegas que ainda jogam como são o Hugo Loureiro e o Xavier, e outros que já largaram à muito como o Marco Barata, o meu grande amigo João Matos, o Gonçalo, o Quinito, o Nuno Mota, o Eustácio, o Xico e outros que agora não me recordo). Tenho que recordar também o Sr. Januário que ainda nos acompanhou na época passada e treinadores importantes como o Miguel Pinto, o Vítor Antunes, o próprio Gino, o Robalo, o Santarino e alguns outros.

Este clube vai estar no meu coração até ao último dia da minha vida e espero que, quem esteja a representá-lo, o faça sempre dando o máximo porque ele merece e tem um historial fantástico, principalmente no basquetebol.

Tenho imensa pena que a direcção actual, que já lá está há alguns anos, não tenha tido durante estes anos apoiado o Basket do Sport como ele merece. Como é possivel que, este ano, os atletas tivessem que pagar os próprios equipamentos??? Como é possivel que o ano passado só tivéssemos tido direito a 1 jantar com vários jogos fora em que chegávamos tarde a Coimbra??? Como é possível irmos partir para jogar e as carrinhas não terem combustível??? Como é possível que o pavilhão estivesse com tanto pó durante tantos treinos??? Como é possível terem sido jogadores a adiantar dinheiro aquando da deslocação à Madeira e ainda não terem pago o que lhes devem???
E, para não continuar aqui a noite toda, COMO É POSSÍVEL NÃO TEREM CONVIDADO E NEM SEQUER INFORMADO OS ATLETAS DO BASKET DO SPORT DA EXISTÊNCIA DO JANTAR DE ANIVERSÁRIO DO CLUBE ESTE ANO???

Meus senhores, se não gostam do clube saiam!!! Há quem goste e lhes doa ver o que está a acontecer e não poder fazer nada como é o meu caso! Espero que apareçam pessoas que amem o clube, que lhe conheçam e até tenham vivido parte da sua História. Apelo a esses que avançem, a bem do Sport....SOMENTE PARA BEM DO SPORT!


Para a nova época desejo tudo de bom para a equipa, admiro muito o meu amigo Fernando por ter aceite este grande desafio de ser treinador do SPORT. A tarefa não se avizinha nada fácil porque da direcção não se pode esperar grande apoio e há alguns atletas importantes que ainda não se sabe se vão continuar. Há outros clubes interessados em alguns jogadores e outros, por motivos extra, talvez possam sair também! Sem alguns desses atletas a equipa fica mais limitada! Espero que fiquem todos, eu bem lhes pedi...lol!

Não sei se a restante malta (mais propriamente o Bruno ou outros) irão continuar aqui a escrever. Eu irei tentar ao máximo ir colocando algumas coisas mas nem sempre será possivel. Sempre que possa vou ver os jogos e escreverei qualquer coisa mas seria bom que alguém da equipa o fizesse! A ver vamos...já dizia o ceguinho!

Um abraço a todos os verdadeiros Sportistas e desculpem este grande testamento, mas estava a precisar de desabafar!!

S P O R T....SPORT SPORT SPORT!!!!