terça-feira, setembro 09, 2008

NOVA ÉPOCA E OUTRAS COISAS...

Já não me lembro de quando escrevi por aqui a última vez! Foi há muito eu sei. Motivos profissionais e pessoais a isso levaram, bem como o final de uma época que considero frustrante para a equipa sénior do SPORT!

Foi uma época em que não foram atingidos os objectivos. Para os atletas, ou pelo menos para a maioria, era subir de divisão. O que inicialmente era uma equipa competitiva, unida, e que lutava até à exaustão pela vitória transformou-se numa equipa desligada, desmotivada, e onde não se via alegria nem paixão pelo jogo. Houve algumas excepções é certo, momentos e jogos que realmente se viu garra e bons momentos de basket mas, na minha opinião, e na de alguns colegas e adeptos, foram muito poucos para as potencialidades da equipa. Culpados? Há-os certamente mas não interessa estar a culpar ninguém já que todos tiveram a sua quota parte. No entanto, e tenho que dizer isto, assisti e ouvi coisas dentro da equipa, que nunca, em 18 anos de basket tinha ouvido/assistido. Como era a minha última época e não me queria aborrecer com ninguém, deixei andar. Eu e outros colegas/amigos. E por sermos amigos é que as coisas não foram piores, por já nos conhecermos há muitos anos e sabermos como cada um é na realidade.

Foi a minha última época, comecei com 13 anos e acabei com 31. Comecei nos infantis e fui até aos seniores (onde treinei pela 1ª vez ainda era juvenil), onde cheguei a capitão (durante uns 7 anos). Só posso dizer que me custou/custa ter largado o basket como jogador e o Sport em si já que as minhas melhores amizades foram cultivadas no belo pavilhão da Palmeira. No entanto, acho que este é o momento certo para sair. Terei, a partir de Outubro, outras responsabilidades e as minhas pernas já não respondem como dantes. Apesar do novo treinador me "chatear" para fazer mais um ano, eu acho que não. Obrigado Nando mas,...tu sabes!!! Tenho que agradecer a tanta gente que aprendi a gostar mas primeiramente agradeço ao clube da minha rua, O MEU SPORT, o clube que me ajudou a crescer, que me formou em certos aspectos, e que jamais esquecerei e deixarei de amar.

Foi pelo SPORT que fui à Selecção Distrital de Coimbra onde fui campeão na Madeira com mais 2 companheiros de equipa (O Hugo Loureiro e o Marco Barata). Foi pelo SPORT que fui Campeão Distrital de Iniciados Masculinos época 92/93 (ultima equipa do Sport a ganhar alguma coisa em Basket), vitória da qual ainda guardo a faixa e a foto da praxe (esta equipa incluía 2 colegas que ainda jogam como são o Hugo Loureiro e o Xavier, e outros que já largaram à muito como o Marco Barata, o meu grande amigo João Matos, o Gonçalo, o Quinito, o Nuno Mota, o Eustácio, o Xico e outros que agora não me recordo). Tenho que recordar também o Sr. Januário que ainda nos acompanhou na época passada e treinadores importantes como o Miguel Pinto, o Vítor Antunes, o próprio Gino, o Robalo, o Santarino e alguns outros.

Este clube vai estar no meu coração até ao último dia da minha vida e espero que, quem esteja a representá-lo, o faça sempre dando o máximo porque ele merece e tem um historial fantástico, principalmente no basquetebol.

Tenho imensa pena que a direcção actual, que já lá está há alguns anos, não tenha tido durante estes anos apoiado o Basket do Sport como ele merece. Como é possivel que, este ano, os atletas tivessem que pagar os próprios equipamentos??? Como é possivel que o ano passado só tivéssemos tido direito a 1 jantar com vários jogos fora em que chegávamos tarde a Coimbra??? Como é possível irmos partir para jogar e as carrinhas não terem combustível??? Como é possível que o pavilhão estivesse com tanto pó durante tantos treinos??? Como é possível terem sido jogadores a adiantar dinheiro aquando da deslocação à Madeira e ainda não terem pago o que lhes devem???
E, para não continuar aqui a noite toda, COMO É POSSÍVEL NÃO TEREM CONVIDADO E NEM SEQUER INFORMADO OS ATLETAS DO BASKET DO SPORT DA EXISTÊNCIA DO JANTAR DE ANIVERSÁRIO DO CLUBE ESTE ANO???

Meus senhores, se não gostam do clube saiam!!! Há quem goste e lhes doa ver o que está a acontecer e não poder fazer nada como é o meu caso! Espero que apareçam pessoas que amem o clube, que lhe conheçam e até tenham vivido parte da sua História. Apelo a esses que avançem, a bem do Sport....SOMENTE PARA BEM DO SPORT!


Para a nova época desejo tudo de bom para a equipa, admiro muito o meu amigo Fernando por ter aceite este grande desafio de ser treinador do SPORT. A tarefa não se avizinha nada fácil porque da direcção não se pode esperar grande apoio e há alguns atletas importantes que ainda não se sabe se vão continuar. Há outros clubes interessados em alguns jogadores e outros, por motivos extra, talvez possam sair também! Sem alguns desses atletas a equipa fica mais limitada! Espero que fiquem todos, eu bem lhes pedi...lol!

Não sei se a restante malta (mais propriamente o Bruno ou outros) irão continuar aqui a escrever. Eu irei tentar ao máximo ir colocando algumas coisas mas nem sempre será possivel. Sempre que possa vou ver os jogos e escreverei qualquer coisa mas seria bom que alguém da equipa o fizesse! A ver vamos...já dizia o ceguinho!

Um abraço a todos os verdadeiros Sportistas e desculpem este grande testamento, mas estava a precisar de desabafar!!

S P O R T....SPORT SPORT SPORT!!!!

5 comentários:

Anónimo disse...

A competitividade na zona centro é mto fraca, e quer queiram quer não a equipa do Sport na 1ªfase é "encostada" às redes apenas em 3/4 jogos por época e em mtos deles acaba por vacilar. (Gumirães/Lousanense/Acert????)

Existem mtos pavões na equipa, mas que na 2ª fase não se viram!?

Eram sem dúvida a equipa + forte desta zona, (Atómicos já a época passada era uma equipa de CNB1), mas um pouco mais de humildade não vos fazia nada mal e buscar constantemente desculpas para exibições e resultados menos positivos a mim como adepto não me caía mto bem.

Como serão novamente sérios candidatos aos 2 primeiros lugares, apenas me resta desejar-vos um Bom trabalho e Boa época!

Unknown disse...

O caro anónimo pode dizer quem acha que são os pavões?

Mas identifique-se primeiro para podermos debater o assunto.

Caso contrário não poderei deixar passar mais ofensas a atletas do Sport! Ainda para mais quando se diz adepto.

Muito obrigado

Anónimo disse...

É exactamente a este tipo de postura, evidenciado na resposta ao meu comentário que impede seja quem for de debater seja o que for com a maioria dos elementos da equipa, pois têm sempre argumentos justificativos para tudo e não acatam qualquer tipo de critica.

O meu comentário foi no sentido de alertar consciências para que alguns erros e posturas evidenciados na época passada fossem corrigidos na época que agora começa, mas como se consideram todos seres inatingiveis e mto pouco humildes, não vou escrever + nada.

Podem apagar o meu post, pois já vi que este ano vai ser + do mesmo.

Unknown disse...

Este tipo de postura é uma postura educada! Ponto final!

Não são permitidos insultos neste blog!

Se quiser fazer criticas construtivas (como foi grande parte do seu comentário) tudo bem, mas se quiser insultar aí já não posso permitir como é óbvio!

Anónimo disse...

Mto me agradaria um post neste Blog sobre a selecção.

Infelizmente verifico que nem com a selecção em Coimbra isso acontece......

Eventualmente existirão razões que desconheço, mas serão assim tão impeditivas!?!?