segunda-feira, outubro 24, 2011

Protocolo Sport - AAC

A FPB através do seu comunicado 080 de 17/Outubro/2011 divulga que entre a Associação Académica de Coimbra (LPB) e o Sport Clube Conimbricense (CNB1) foi, ao abrigo do artigo 44º do Regulamento de Inscrições e Transferência da FPB, celebrado um acordo de constituição de Clube Satélite. Este acordo abrange os seguintes atletas:

Bruno Cunha
Paulo Figueiredo
Bruno Bernardino
Guilherme Silva
Leonardo Santarino



Em relação ao plantel do ano transacto sairam do Sport: Pedro Rebelo (base), António Santos (base/extremo) (ambos estavam no Sport também através do mesmo protocolo), André Machado (extremo), Paulo Ferreira (extremo/poste) e Vitor Santos (base). Entraram o Bruno Bernardino (base), Guilherme Silva (extremo), Leonardo Santarino (base), Nacho Lazagabaster (extremo/poste) e Ricardo Magalhães (extremo).

Devo dizer que, uma instituição com a grandeza do Sport, ser considerada "Satélite" da AAC é uma coisa que não me agrada particularmente. Não por ser a AAC (principal clube da cidade e grande instituição) mas porque creio termos uma identidade muito própria, e uma história enorme que não se coadugna com a designação de "Satélite".
Destes 5 atletas, 2 deles (Bruno Cunha e Paulo) já fizeram parte da equipa do ano passado dando algumas boas contribuições mas estando longe de fazerem a diferença num plantel com uma qualidade bem razoável. Em relação aos três mais novos, pelo que me têm contado, e confiando na análise dessas pessoas, ainda estão longe de darem um contributo efectivo à equipa mas, dada a sua juventude e inexperiência demos-lhes algum tempo, para evoluirem e demonstrarem mais qualidade.
Analisando o que foi o ano passado e o começo deste ano, parece-me que este protocolo está a ser bem mais benéfico para a AAC do que para o Sport (dadas as contra-partidas que o Sport ofereçeu/ofereçe), coisa que não me agrada nem deve agradar aos nossos adeptos já que, como no mundo dos negócios, um acordo para ser bom tem que ser benéfico de igual modo para ambas as partes e não me parece que seja o caso. Esperemos para ver...

FORÇA SPORT!!!

15 comentários:

Anónimo disse...

É COM ALGUMA TRISTEZA QUE LEIO ESTA NOTICIA.O SPORT EM VEZ DE APROVEITAR ESTE PROTOCOLO NA REALIDADE CESTÁ MAIS PREOCUPADO EM POR A JOGAR ATLETAS QUE SENDO DO SPORT SIMPLESMENTE NÃO VÃO AOS TREINOS E INICIAM O JOGO NO 5 INICIAL, SERÁ ESSA A SUA PREOCUPAÇÃO, SERÁ VER COMO NO ANO PASSADO QUE A MEIO DA EPOCA SE OS ATLETAS DA AAC NÃO FOSSEM AOS TREINOS NÃO SERIAM MAIS DE 3 OU 4 A APARECEREM? QUAL É REALMENTE A SUA PREOCUPAÇÃO???

Anónimo disse...

LINDO….. JÁ COMEÇA, DEIXEM OS MIUDOS DA AAC EM PAZ… NÃO É OP SPORT QUE É UM CLUBE SATELITE …… É SÓ O BASQUETEBOL…..Sr. ANDRÉ ESTE SEU DESABAFO… ENFIM…. NÃO QUEIRA DAR CABO DOS MIUDOS DA AAC O SPORT PRECISA DE GENTE NOVA, OS MIUDOS SÃO OS UNICOS QUE NÃO TEM CULPA SE É QUE ALGUMA COISA ESTÁ MAL FEITA EM RELAÇÃO AO PROTOCOLO, ACREDITO QUE O SEU COMENTÁRIO SEJA UM DESABAFO E DOU RAZÃO AO MOMENTÁRIO ANTERIOR, TENHA OUTRAS PREOCUPAÇÕES MAS DEIXE OS MIUDOS EM PAZ NÃO QUEIRA DAR CABO DELES AVHO QUE PARA O SPORT É UMA MAIS VALIA, O SR. QUEREIA O Q?? UM AMERICANO DA AAC…..????? POIS ISSO É QUE LHE DAVA JEITO…

Anónimo disse...

boa tarde a todos
não me posso identificar por ser atleta desta equipa de basquete, mas depois de ler tudo isto não posso deixar de dar uma força muito grande a esta malta da aac, que até têm sido prejudicados pois deviam jogar mais, Paulo e Bruno voces são do sport e amigos força contamos com esta malta para ir em frente força malta da aac contamos com voces

André disse...

Muita asneira se disse em alguns destes comentários. Ao ler isto só posso concluir que não sabem interpretar um texto que me parece correctamente escrito. Não costumo responder a anónimos porque não tem lógica respondermos a quem não sabemos quem fala connosco e se esconde atrás de anónimatos mas aqui vai:

1º anónimo, O Sport está a aproveitar o protocolo da maneira que lhe é possivel, colocando os jogadores emprestados a jogar, quando eles rendem ou demonstram mais valia (apesar de isto ser subjectivo). Ou quer que eles joguem quando não mostram serem melhores que os outros?! Por outro lado, não creio que algum jogador do Sport jogue no cinco inicial sem que tenha ido treinar mas isto só o treinador pode responder. O que o caro anónimo talvez não saiba é que, o ano passado, alguns jogadores da AAC jogaram alguns jogos sem treinar uma unica vez durante a semana. Sim deram jeito em muitos treinos por falta de jogadores mas o que talvez o Sr. anónimo não saiba também é que, na grande maioria dos treinos, os atletas da AAC chegavam mais tarde aos treinos (só para ai uns 30 min), à excepção do Jorge, e saiam muitas vezes mais cedo. Ou seja, treinavam entre 30 a 45 min!! Porquê: Porque vinham dos treinos da AAC directos para a Palmeira e saiam mais cedo devido a cansaço. Pena é que, no entretanto os outros jogadores ficarem sujeitos a isto com claro prejudicar do espirito de equipa.

2º anónimo: De maneira nenhuma estou a atacar os miudos, onde leu isso?! Apenas disse que ainda não demonstraram ser mais valias mas, dando-lhes tempo talvez possam vir a demonstrar mais qualidade, até porque alguns se nota terem potencial. E claro que não têm culpa de nada, fazem o trabalho deles o melhor que podem, creio. Quando critico o protocolo é mais devido às contra-partidas que o Sport dá ou deu, apenas isso, e ao facto de o Sport CLUBE ser considerado satélite.

3º anónimo: o facto de seres atleta da equipa não te permite mostrares a cara?!! A critica explicita ao treinador deveria entao ser feita a ele mesmo ao vivo e a cores. É curioso apenas referires o Bruno e o Paulo, e os outros não são do Sport?

Malta, eu sou do Sport há 21 anos e nunca deixarei de apoiar a equipa sejam quais forem os jogadores. O ano passado não disse nada pois fazia parte da equipa mas sempre achei, e outros sei que também, que este protocolo era muito mais benéfico para a AAC do que para o Sport, mas nunca ataquei ou atacarei jogadores sejam emprestados ou não, joguem bem ou mal, pois ainda há pouco tempo lá andei e fui colega de alguns e não faz parte da minha educação.

PF leiam e interpretem bem o que escrevi antes de se sairem com comentários destes.

FORÇA SPORT!!!

Anónimo disse...

Boa tarde
A minha critica ao treinador é igual á tua á direção, não deverias falar tu também com a direção??
O facto de mencionar o Paulo e o Bruno só o fiz porque também tu te referiste a estes nomes, claro os outros também são do Sport.
Aproveito para dizer que esta é a ultima vez que comento este blog, fico triste porque é por causa deste tipo de pesamentos que os clubes da nossa cidade estão como estão.
Um abraço grande á malta do sport

Anónimo disse...

que bela maneira de potenciar o trabalho desses miudos... vir para a net "motivá-los".
E como disse algum anónimo acima, também me parece que se tirasse esses 3 ou ate os 5 miudos, provavelmente andava-se a jogar 3x3 nos treinos...
deixem cada umf azer o seu trabalho e principalmente usar o blog do sport para fazer este tipo de comentarios em forma de post, enfim... nao me parece que seja a melhor maneira de mostrar esse grande clube que o sport é (que nem de satélite devia ser designado). Acolham as pessoas que, mesmo que nao seja do seu agrado, fazem parte da equipa

André disse...

Bem, vou ter que voltar ao de antes. Quem não se identifica não merece resposta nem que se dê importância ao que é escrito! Anónimos off!!!

JOÃO BATISTA disse...

POIS É DEPOIS DE TODOS ESTES COMENTÁRIOS PARECE QUE SÓ O ANDRÉ É QUE TEM RAZÃO, OU SERÁ O UNICO QUE NÃO TEM????
COM OU SEM PROTOCOLO QUEM ESTÁ NO SPORT É DO SPORT... FORÇA

Unknown disse...

Isto não se trata de ter razão ou deixar de ter! É uma opinião. Há iguais, lhe garanto, e diferentes.
O que me parece é que há um grave problema de interpretação da Lingua Portuguesa de quem tem vindo aqui comentar. Digam-me onde ataquei ou disse mal dos jogadores em questão?! Pois, bem me parecia.

Este tema acabou para mim.

FORÇA SPORT!!!

JOÃO BATISTA disse...

Destes 5 atletas, 2 deles (Bruno Cunha e Paulo) já fizeram parte da equipa do ano passado dando algumas boas contribuições mas estando longe de fazerem a diferença num plantel
Em relação aos três mais novos, pelo que me têm contado, e confiando na análise dessas pessoas, ainda estão longe de darem um contributo efectivo à equipa DESCULPE SR. ANDRÉ ESTAS FRASES SÃO SUAS ISTO É DIZER BEM??OU MAL?? O MEU AMIGO DEITA O FOGO E DEPOIS DIZ
Este tema acabou para mim.

TB É SUA ESTA FRASE
PARA DIZER ASNEIRAS REALMENTES MAIS VALE ACABAR COM O TEMA SR. PROFESSOR DE PORTUGUÊS

Unknown disse...

O que me parece é que há um grave problema de interpretação da Lingua Portuguesa de quem tem vindo aqui comentar.

Anibal Cavaco Silva disse...

Bom dia a todos.
Sou do Sport á muitos anos, é a primeira vez que faço um comentário neste blog, não me vou identificar e explico porque, podia identificar-me com um nome qualquer por ex: o do presidente do nosso clube ou do presidente da AAc ou até com o nome do nosso treinador, vejam a caldeirada que isto podia dar assim vou identificar-me como o presidente de todos n´s.
Tenho a 4ª classe por isso desculpem alguns erros, mas adiante.
Falando do protocolo quero dizer o seguinte.
Há alguns anos atrás demos ao basquetebol nacional alguns bona atletas dou como ex. o sr Rafael e o Sr. Hugo Loureiro, digo isto pq? o André que se jogou 21 anos neste clube certamente que começou como iniciado depois juvenil e por aì fora, agra digam qual é a nossa equipa de iniciados? e de cadetes? pois é não temos.
houve em tempos 3 4 anos que um senhor quiz iniciar a formação no Sport , não conseguiu não por culpa dele nem do clube mas a culpa é da baixa de Coimbra que não há muidos.
Na minha opinião o protocolo é bom para o clube porque? vejam o exemplo do Jorge veio para o Sport com o protocolo da AAC e agora é do Sport, vejam a média de idade dos nossos atletas, daqui a 7 a 8 anos ainda temos equipa de basquetebol, estou certo que alguns destes miudos acabam por ficar no Sport e só assim se consegue a continuidade desta modalidade no Sport, para isso têm que fazer parte integrante da equipa serem acarinhados respeitados e darem as oportunidades que merecem, deixem esses pequenesas de sermos SATELITE porque o que somos é SPORT, reparem os outros miudos mais novos são da formação do SPORT, pois é não são, os atletas da formaçâo do sport já são poucos e dentro de alguns anos não são nenhuns NÂO TEMOS FORMAÇÂO a formação é a base do futuro da modalidade não havendo formação ´so com este tipo de protocolos é que se pode garantir o futuro.
Agora peço, a começar por si Sr. Treinador, se realmente quer ter uma equipa daqui a 10 anos não tem alternativas, acarinhe a rapaziada nova venha donde vier, e a malta mais velha tem que apoiar esta rapaziada nova.
Não estou a criticar ninguem, conheço o Sport melhor que muitos de vocês, ando aqui á muitos anos, e é com tristeza que vejo que podemos dentro de poucos anos deixar de ver no nosso pavilhão esta modalidade que tanto gostamos.
PENSEM NISTO, a parte monetária do protocolo não é tudo o que realmente temos é que dar continuidade a esta modalidade e sem este tipo de acordos eu não vejo como.
Peço desculpa se este comentário fere alguem, não é essa a ideia se aconteceu, as minhas desculpas.3
por tudo isto.
VIVA O SPORT ::: PRECISAMOS DE SANGUE NOVO
Força rapaziada

AMIGO DO SPORT disse...

PARABENS...SR. PRESIDENTE AGORA SIM ALGUEM TOCOU NA VERDADE ...A NÃO SER ASSIM O FUTURO NÃO É NADA RISONHO

Unknown disse...

Obrigado pelo seu comentário, caro “Anibal”. Não consegui entender o porquê de não se identificar, se puder explicar melhor…. E 4ª classe? Hummm…
Eu até entendo e aceito, em parte, o que diz. No entanto, quero, de uma vez por todas, esclarecer que a parte do protocolo que não me agrada não é o “empréstimo” de jogadores. Ou destes jogadores. O que não me agrada é que pessoas ligadas ao Sport tenham que estar quase que totalmente disponíveis e ao dispor de horários da AAC, ou o Sport precisar do seu pavilhão para alguma actividade e não poder usufruir dele por estar ocupado. Essa parte é que me aborrece. Aliás, não só a mim. Isso e ser considerado e falado como Satélite. Desculpem mas isso não. Quem é mesmo do Sport não pode gostar de ouvir isso.
Em relação aos atletas eu não falei mal, e longe de mim de os querer afastar. Então acham que dizer que (referindo-me ao Bruno e ao Paulo) “deram algumas boas contribuições mas estiveram longe de fazer a diferença”, é dizer mal?! Não. Apenas constatei um facto, ou dei a minha opinião se quiser. Creio, que se lhes perguntarem, eles estarão de acordo. O Paulo e o Bruno foram bastante bem recebidos por toda a equipa o ano passado, eu incluído, dando-lhes o apoio que me era possível. Lembro-me bem de que, quando o Paulo chegou de Erasmus, e estava portanto atrasado na preparação, eu, ao mesmo tempo que o defendia, ia lhe dando indicações acerca dos nossos movimentos ofensivos, tentando integrá-lo o mais rápido possível. É isto querer afastá-los?! Em relação a estes dois atletas, até lhe digo que sinto um carinho especial pois tive a oportunidade de ser treinador adjunto deles (com o João Matos), na AAC era o Paulo iniciado e o Bruno mini. Em relação aos outros 3 atletas, dizer que lhes devemos dar mais tempo para evoluírem e demonstrarem mais qualidade é falar mal?! Para mim é incentivá-los e dizer-lhes que acreditamos na sua evolução e no futuro deles na equipa, até porque são muito jovens. Acho eu! De referir que fiquei muito agradado com a atitude de um deles (Bruno Bernardino) que, depois de ter falhado alguns lances livres na parte final do jogo Gaia-Sport, quando chegou a Coimbra da viagem, foi para o pavilhão treinar o lançamento dessa linha. Muito bem!!!
Em relação ao tema formação, devo dizer que a decisão de acabar com a formação no Sport foi simplesmente a PIOR decisão da vida do nosso clube. Uma verdadeira vergonha aquilo que a direcção da altura fez. Podia ser boa ou má, mas era formação. Era muito melhor que nenhuma. O meu amigo João Matos tentou, há uns anos, como refere, retomar esse caminho, num esforço infrutífero. É difícil voltar a esse tempo mas acredito que se possa voltar a ele, talvez com o novo pavilhão e com a vontade de antigos atletas que parecem com desejo de regressar. No entanto não me parece que o futuro do Sport, ou do basquetebol do Sport, esteja em risco, simplesmente porque estamos em Coimbra, cidade Universitária. Todos os anos chegam basquetebolistas a Coimbra para estudarem e alguns deles aparecem e ficam, porque são bem recebidos. Temos alguns na equipa deste ano. O problema da falta de formação é a mística que vai desaparecendo, não para já pois ainda temos por lá, da formação do Sport, o Mauro e o Bruno Rodrigues, o Nuno Pinto, o João Pereira e o Paulo Fernandes (espero não me estar a esquecer de ninguém), que vão transmitindo esse amor ao clube mas, daqui a uns anos, ninguém teremos da formação e esse carisma e amor à camisola do Sport vai desaparecer. Esperemos que tal não aconteça mas temo que apenas com uma direcção que esteja ou tenha estado ligada ao basket há uns anos atrás é que isso poderá acontecer. A ver vamos se esta direcção me contradiz. Espero bem que sim, se bem que não dependa apenas deles.
Apenas um último reparo ao que solicita ao treinador. Olhe que ele aposta na rapaziada nova. Não duvide. O ano passado até acho que apostou demais em alguns momentos . Mas isso são aguas passadas.

Obrigado pela sua participação e escrita. Com o Caps Lock desligado ;).
Apareça mais vezes.

FORÇA SPORT!!!

Anibal Cavaco Silva disse...

Só não me identifico porque sou uma pessoa bastante ligada ao Sport e não me quero ver envolvido em qualquer tipo de polémica, só por isso, as minhas desculpas, mas apesar de tudo não queria deixar de comentar este assunto que mais uma vez para mim é de demasiada importancia, acho que o futuro do basquetebol do Sport só pode passar por este ou outro tipo de protocolos, as pessoas que estão á frente dos destinos desta modalidade tem que pensar muito bem neste assunto....força SPORT