sábado, junho 05, 2010

Campeonato Nacional da CNB2 - Fase Final Zona Norte - 11ª Jornada - Jogo Sport vs Vasco da Gama

Jogo épico no Pavilhão da Palmeira. Era um jogo decisivo para ambas as equipas, estando em disputa o último lugar de acesso à subida de divisão, e o muito público que se deslocou ao velhinho recinto dos conimbricenses terá dado por muito bem empregue o seu tempo, assistindo a um jogo muito emotivo que só conheceu o seu vencedor no final de três prolongamentos. Começou melhor a equipa da casa conseguindo parar o forte jogo interior dos nortenhos e com grande acerto nos lançamentos conseguiu alcançar uma vantagem de 4 pontos no final do primeiro período. O segundo parcial decorreu também sob o signo do equilíbrio com ambas as equipas a trabalharem bem o aspecto defensivo e a conseguirem realizar percentagens de lançamento aceitáveis.Previa-se que o jogo poderia ser só decidido nos instantes finais do encontro e ambos os técnicos aproveitaram para rodar as equipas não se notando qualquer quebra no rendimento das mesmas. Chegava o intervalo coma vantagem dos conimbricenses por 6 pontos. No terceiro parcial a tónica do encontro foi a mesma não conseguindo nenhuma das equipas distanciar-se no marcador, começando no entanto a denotar-se um maior acerto do lançamento exterior do Vasco da Gama perante a pressão dos locais no jogo interior. Entrava-se para o último período com a vantagem dos de Coimbra por quatro pontos. Neste parcial deu-se a aproximação total do Vasco no marcador, estado a emoção guardada para o último minuto. Após dois lançamentos convertidos por Mauro Rodrigues e apenas com 8 segundos para jogar, os nortenhos apostaram na vitória do encontro e optaram pelo lançamento de três pontos. No entanto este não chega ao aro e João Torrie, ganha o ressalto concretizando no derradeiro segundo levando o jogo para o prolongamento. No primeiro prolongamento começou a denotar-se o cansaço das equipas e o acumular de faltas sendo excluídos vários atletas mostrando ambos os plantéis profundidade suficiente para dar garantias aos treinadores. E na última posse de bola os de Coimbra, tiveram hipótese de ganhar o jogo mas falharam, a concretização do lançamento exterior. O segundo prolongamento foi quase uma cópia fiel deste, mantendo o público o intenso apoio perante grade espectáculo. No derradeiro parcial os de Gaia foram mais felizes, não desistindo nunca os do Sport que mesmo perdendo por 4 pontos a 40 segundos do final ganharam forças e um lançamento de 3 pontos concretizado colocou as equipas a 1 pontos. No entanto da linha de lance livre o base do Vasco não tremeu e colocou o jogo a 3 pontos de vantagem. Havia dez segundos para jogar e após o primeiro lançamento de três pontos os de Coimbra ganharam o ressalto e Mauro Rodrigues em desespero lança em queda ficando a bola muito perto de entrar. Estava decidido o vencedor e a equipa que iria acompanhar a Oliveirense na subida de divisão. Destaque para o grande espectáculo proporcionado por ambas as equipas que trouxeram, em ano de Centenário do Sport, o reviver de grandes tardes de Basquetebol.

Ficha Técnica:

Sport (95): P. Fernandes; J. Pereira (22); J. Nunes; M. Rodrigues (35); B. Rodrigues; R. Valadão; P. Robalo (9); R. Pimenta; E. Bernardes; N. Pinto; V. Santos (10); J. Brás (19)
Treinador: Fernando Guimarães

Vasco da Gama (98): D. Oliveira (5); P. Oliveira (5); J. Pires (16); F. Costa (2); M. Monteiro; P. Cruz (18); A. Antunes; J. Costa; M. Sousa (11); J. Torrie (24); F. Bem (17)
Treinador: Manuel Rodrigues

Marcha do Resultado: 1º Per. 19-15; 2º Per. 38-32; 3º Per. 55-51; 4º Per. 72-72; 1º Prol. 79-79; 2º Prol. 90-90; 3º Prol. 95-98


Não posso deixar de deixar uma palavra final. Vocês são os verdadeiros campeões. É um orgulho poder fazer parte desta grande equipa, que levou bem alto o nome do Sport, com muito sacrifício e muita garra e muito querer. Somos uma verdadeira EQUIPA!!!
Precisamos de vocês na próxima época para alcançarmos o sonho.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pessoal pelo jogo, pena foi a vitoria n ter sido alcançada!! Adorei ver a vossa garra!! Mta força

Anónimo disse...

Pois é! com este treinador não passa disso mesmo "UM SONHO"....