O Sport Conimbricense celebrou ontem 100 anos num
jantar que reuniu cerca de 250 amigos do clube.
A melhor prenda surgiu pela palavra de Carlos Encarnação
Um centenário é algo sempre notável. O Sport Clube Conimbricense apagou ontem as 100 velas e os seus responsáveis viveram uma noite bastante emotiva. Carlos Ferreira, presidente da colectividade, mostrou-se agradado pela adesão ao jantar. «É bom ter aqui tanta gente, é sinal do renascimento do clube», enfatizou. Se para o dirigente é «urgente ter um novo pavilhão», Carlos Encarnação fez-lhe a “vontade”. O edil confirmou que a autarquia vai «ceder ao clube o terreno no sítio que mais desejava para a construção do novo pavilhão». Todavia, o edil garantiu que o actual Pavilhão da Palmeira será alvo de «revitalização», pelo que «não será abandonado nem pelo clube, nem pela cidade». Para Carlos Encarnação «é bom para a cidade ter um clube com 100 anos e com instalações desta envergadura na Baixa de Coimbra».
Assim sendo o novo “palco” do centenário emblema conimbricense será na Estrada de Eiras, no terreno junto ao Lidl.
Parabéns e recordaçõesDurante o jantar, começou a entrega de prémios, com Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico nacional, a abrir os habituais discursos. As várias entidades presentearam o emblema anfitrião, dedicaram-lhe palavras simpáticas, desejando sobretudo que mantenha daqui para a frente a vitalidade demonstrada em 100 anos de vida. Como disse Vicente Moura, «pelo esforço e pelo trabalho benévolo que tem desenvolvido em prol do desporto, Portugal tem de estar agradecido».
Nas mesas, recordavam-se episódios antigos, aqueles que fazem parte da história do Sport Conimbricense, principalmente sobre basquetebol, com os antigos atletas, como Alcides Garcia, quase a fazer 90 anos e sócio número 1 do clube, a partilhar muita da sua experiência, falando de tempos em que ainda se jogava em campos de terra.
Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, não marcou presença no jantar, mas fez questão de, durante a tarde, enviar uma mensagem aos responsáveis do clube felicitando-os pela efeméride, algo que, naturalmente agradou sobremaneira aos dirigentes do Conimbricense.
Sport homenageouA direcção do Sport Conimbricense não foi a única a receber os “parabéns” pelo centenário. Os responsáveis do clube da “Baixa” assinalaram o seu aniversário também a dar “prendas”. Os membros da comissão de honra do evento foram agraciados com uma placa da efeméride.
Depois dos “parabéns” e do corte do bolo vieram as distinções a atletas e ex-atletas, distinguindo-se no basquetebol Alcides Garcia, Luís Alberto, André Machado e Quinzinho de Portugal (o famoso cantor). No karaté foram alvo de homenagem Ema Lopes, Bruno Lopes e Ricardo Carvalho, enquanto Marisa Franco, Fernando Cesário e Miguel Ribeiro foram homenageados pelo trabalho desenvolvido em prol do kickboxing do Sport.
Também o trabalho da ex-presidente Ana Paula Santos Cruz não foi esquecido, sendo alvo de reconhecimento.
In Diário de Coimbra
PS- Já não vinha aqui há algum tempo mas esta ocasião é demasiado especial para eu não fazer justiça em relação a este clube que amo de todo o coração.
Muito do que sou devo-o ao Sport. No Sport ganhei amigos para toda a vida. No Sport aprendi valores que em mais nenhum lado aprendi. No Sport conheci pessoas que me marcaram para sempre e que, apesar de não falar com muitas delas há muitos anos, se passar por elas na rua, aquela nostalgia, instala-se em mim, pois lembram-me o Sport!
Para além de todos os amigos e ex-colegas que ainda vou vendo, muitos outros foram pessoas que me marcaram. Desde já todos os meus treinadores: Resende, Manel, Miguel Pinto, Vitor Antunes, Gino, Nito, Santarino, Alfredo Robalo, Bruno Rodrigues, a outros como Sr.Januário, Sr.Augusto, Malaguerra, Sr.Tonó, Sr. Lebre, Sr. Té Baptista, Sr. Eugénio, Zé Martins, Sr. Manuel Mendes e outros que agora não me estou a recordar, o meu obrigado por ajudarem o Sport a ser o que foi, é e será.
Obrigado Sport! Parabens Sport!
S...P...O...R...T............SPORT SPORT SPORT!!!