domingo, junho 07, 2009

Fase Final Zona Norte - 11ª Jornada - Sport vs GDAS

Mais um encontro para cumprir calendário entre duas equipas que já há muito estavam afastadas da luta pela subida de divisão. Entrou determinada a equipa local, mostrando vontade em vencer o último jogo no seu reduto. Com uma defesa muito pressionante e com 2 contra 1 sucessivos no poste do GDAS, cedo os locais dispararam no marcador para um parcial de 11-0, fruto de rápidos contra-ataques e de uma elevada percentagem de lançamento. Despertou a equipa de Braga e fazendo uso do seu poste muito forte, aproximou-se no marcador reduzindo a diferença para os 9 pontos que se registavam no final do primeiro período. No segundo período a receita dos sportistas foi a mesma e o resultado idêntico. Com um ataque bem organizado e com exploração correcta do jogo inteiro e exterior, dilataram a vantagem, recolhendo aos balneários ao intervalo a vencer por 11 pontos. Na segunda metade esperava-se a reacção dos visitantes e tal veio a acontecer. Conseguindo reduzir a influência de Mauro Rodrigues e Paulo Robalo, forma limitando as opções ofensivas dos conimbricenses que iam sentindo cada vez mais dificuldades em concretizar os seus ataques. Ao invés, o GDAS, que mantinha a sua aposta no jogo interior do número 15 (R. Martins) que concretizava quase todas as oportunidades que dispunha perto do cesto. Esperava-se um período final muito equilibrado, com as equipas separadas por apenas 10 pontos. Neste período foi ver o sport a gerir bem os seus ataques, controlando o tempo de jogo quase até ao limite, cansando os seus adversários na defesa e lançando somente pela certa. Apesar da boa réplica evidenciada pelos atletas de Braga, foi uma vitória justa, da equipa que dominou o encontro desde o primeiro minuto. Boa arbitragem

Ficha de Jogo:

Sport (61): J. Nunes (8); A. Morais; M. Rodrigues (17); C. Coimbra; B. Rodrigues (8); P. Robalo (20); R. Seabra (4); E. Bernardes; V. Santos (4)
Treinador: Fernando Guimarães

GDAS (56): J. Ribeiro (9); J. Marques (9); C. Gravato; L. Castanheira; N. Faria (5); R. Martins (24); B. Sousa; C. Rebelo (7); H. Lavaeter (2)
Treinador: João Chaves

Marcha do Resultado: 1º Per: 17-08; 2º Per: 36-25; 3º Per: 49-39; 4º Per: 61-56

Fase Final Zona Norte - 8ª Jornada - ACERT vs Sport

Encontro entre os dois últimos classificados. Começou melhor a equipa do sport com uma defesa muito agressiva e um ataque bem estruturado, procurando sempre o jogador livre para fazer o lançamento ao cesto, iniciando com um parcial de 9-0. Aos poucos os locais foram-se recompondo e acertando no ataque equilibrando um pouco mais o jogo. Chegou-se ao fim do primeiro período com vantagem dos de Coimbra por 14 pontos. O jogo parecia destinado à vitória dos visitantes e essa tendência ficou ainda mais vincada com o início fortíssimos do segundo parcial, chegando o Sport à vantagem máxima de 17 pontos. Nessa altura e inexplicavelmente os visitantes entraram em desnorte completo. Lançamentos precipitados, lances livres falhados, turnovers sucessivos…Paulatinamente o ACERT aproveitou as benesses concedidas e aproveitando muito bem o jogo interior de João Brás, forma reduzindo a desvantagem até ao mínimo possível, chegando o intervalo com o resultado em 35-36. Estava em perspectiva uma segunda parte muito emocionante. Os sportistas voltaram a entrar melhor arrancando com um parcial de 7-0 e pareciam lançados no jogo, mas novamente a garra dos locais veio ao de cima. Com um jogo tranquilo, mais calma e mais consciente foram-se aproximando no marcador até que finalmente passaram para a liderança e jamais a largaram. Excelentes exibições de João Brás, Tiago Vale e Carlos Correia que mais uma vez levaram a equipa às costas. Nota negativa para a falta de colectivismo dos do sport que por duas vezes em períodos distintos do encontro tiveram o jogo nas mãos e o deixaram fugir inexplicavelmente.

Ficha de Jogo:

ACERT (83): J. Dias (2); C. Correia (19); T. Vale (24); J. Brás (25); N. Conde (6); P. Tavares; T. Costa; R. Braz (5); P. Dias (1)
Treinador: Ulisses Monteiro

Sport (72): P. Fernandes; J. Nunes (1); M. Rodrigues (16); C. Coimbra; B. Rodrigues (12); P. Robalo (19); R. Seabra (10); E. Bernardes; V. Santos (14)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per: 14-23; 2º Per: 35-36; 3º Per: 55-52; 4º Per: 83-72

Fase Final Zona Norte - 9ª Jornada - Sport vs CAB

Os conimbricenses recebiam no regresso ao pavilhão da Palmeira, a equipa com quem tinham garantido a sua primeira vitória, o que indiciava desde logo um jogo bastante equilibrado. No entanto as expectativas de um jogo interessante saíram completamente goradas. Os da casa entraram muito mal no jogo, e os visitantes, usando e abusando do jogo interior do seu poste (jogador que milita na Liga Profissional) foram concretizando a maioria dos seus ataques, levando o Sport ao desespero ofensivo, acumulando erros atrás de erros e permitindo ao seu adversário disparar no marcador. Quando se pensava que o segundo período não poderia ser pior, eis que ambas as equipas surpreendem com um jogo muito mau e com uma percentagem de lançamento sofrível e inúmeros turnovers acumulados. Mérito para a equipa do CAB que conseguiu limitar o ataque dos conimbricenses a apenas 20 pontos na primeira parte. As equipas recolhiam aos balneários com os da casa em desvantagem por esclarecedores 20-34.Esperava-se uma reacção dos locais na segunda metade, mas foram novamente os madeirenses a entrar melhor e a conseguir o comando do jogo.Com maior clarividência no ataque, forma aproveitando o constante desnorte e más opções do sport para alargarem a sua vantagem para 19 pontos. Para não fugir à regra o último período foi também muito pouco conseguido. A cera de 4 minutos do final, e fruto de duas más decisões da dupla de arbitragem, o técnico sportista foi expulso por protestos. A equipa como que serenou e lançou-se para 3 minutos finais interessantes conseguindo reduzir a desvantagem para os 15 pontos finais.

Ficha de Jogo:

Sport (52): P. Fernandes (2); A. Morais (2); M. Rodrigues (16); C. Coimbra; B. Rodrigues (4); B. Pinheiro (5); P. Robalo (13); R. Seabra (6); E. Bernardes (2); V. Santos (2)
Treinador: Fernando Guimarães

CAB (67): M. Gomes (2); J. Correia (7); J. Rebelo; J. Vieira (11); V. Silva (5); A. Lemos (3); J. Mendes (2); T. Freitas (2); N. Batista (5); E. Lucas (1); D. Gomes (29); B. Teixeira
Treinador: Paulo Dias

Marcha do Resultado: 1º Per: 11-18; 2º Per: 20-34; 3º Per: 34-53; 4º Per: 52-67

Fase Final Zona Norte - 8ª Jornada - Penafiel vs Sport

Deslocação difícil do sport ao pavilhão do primeiro classificado. O jogo começou numa toada de equilíbrio, com o sport a conseguir contrapor a falta de estatura no seu jogo interior com uma determinação e garra defensivas enormes, capitalizando no ataque por intermédio dos miúdos João Nunes e Renato Seabra que aproveitaram todas as oportunidades que dispuseram para marcar. Do outro lado a experiente equipa da casa fruto do seu jogo tranquilo, levava calmamente a bom porto os seus ataques chegando com naturalidade à vantagem no final do primeiro período. No segundo período os visitantes correram atrás do marcador e, fazendo uso dos seus pergaminhos conseguiram reduzir a desvantagem para apenas 5 pontos ao intervalo, através duma defesa muito pressionante e de rápidos contra-ataques muito bem concluídos. Mais uma vez, o período de descanso não foi bom conselheiro para os de Coimbra. Entraram completamente desconcentrados e baseando o seu jogo em iniciativas individuais, foram perdendo o discernimento que os tinha mantido em jogo na primeira parte. Destaque negativo para a pressão que a dupla de arbitragem acusou, fruto do ambiente um pouco mais hostil que se viveu no pavilhão. Decisões muito controversas, sempre em benefício dos da casa, adensaram ainda mais o desnorte dos sportistas que, após a saída dos seus dois jogadores mais influentes com 5 faltas (Mauro Rodrigues e Paulo Robalo), viram esfumar-se as expectativas de vitória que ainda teriam. no derradeiro parcial foi um Penafiel a controlar o jogo e a vantagem, perante o desespero do Sport que não conseguia fazer descer a barreira das dezenas.

Ficha de jogo

Penafiel (82): P. Teixeira (2); D. Cardozo (1); R. Vieira (2); P. Rocha (3); A. Azevedo; P. Repinaldo (11); P. Ribeiro (9); A. Moreira (23); F. Bem (9); J.Araújo; V. Teixeira (14); M. Rocha (8)
Treinador: Américo Santos

Sport (67): P. Fernandes (6); J. Nunes (6); A. Morais (3); M. Rodrigues (14); C. Coimbra; B. Rodrigues (9); B. Pinheiro (1); P. Robalo (9); R. Seabra (12); E. Bernardes (2); V. Santos (5)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 21-14; 2º Per. 42-37; 3º Per. 63-51; 4º Per. 82-67