segunda-feira, março 30, 2009

Fase Final Zona Norte - 2ª Jornada - Sport vs Penafiel

Primeiro jogo em casa dos conimbricenses, depois da copiosa derota em Ilhavo.a expectativa era muita para ver como reagiam à derroa da jornada anterior e os pupilos de Fernando Guimarães cedo mostraram que a imagem deixada na partida anterior não correspondia ao seu valor. Perante uma formação penafidelense muito forte fisicamente, com um 5 inicial com elevadissima estatura, os de Coimbra bateram-se com ouns autênticos guerreirospressionando muito a bola e combatendo o forte jogo interior do adversário. A toada da partida era do equilibrio com os visitantes a demonstrarem grande acerto no capítulo do lançamento, o que lhes permitiu chegar ao final do primeiro perído a perder por um ponto. No segundo quarto, e após a lesão de Nuno Pnto, a turma visitante aproveitou algum desnorte do Sport para ganhar um ligeiro ascendente no marcador. No entanto, e apelando uma vez mais a uma defesa bastante agressiva com uma grande ajuda e co rápidas saídas para o contra-ataque, conseguiram manter-se no jogo chegando ao intervalo a perdeer por três pontos. O desacanso foi bom conseheiro para os Conimbricenses que entraram decididos a dar a volta ao encontro. Fazendo uso da velocidade dos seus jogadores e carregando o seu adversário com faltas, lentamente foram-se aproximando do marcador, passando para a frente deste nos instantes finais do período onde conseguiram alcançar uma vantagem de quatro pontos. Previa-se um final de partida escaldante tal era a proximidade das duas equipas e o empenho colocado em cada jogada. Os visitantes alteraram a sua defesa para zona e os problemas começaram para os de Coimbra, que jamais tiveram as facilidades que vinham ter em marcar. Mesmo assim, conseguiram manter o equilibrio até onde as forças os deixaram. O cansaço acumulado a juntar à exclusão por faltas de Paulo Robalo e Bruno Rodrigues, enfraqueceram de tal forma a equipa da casa que se deixou ir abaixo nos instantes finais da partida perante a maior experiência dos visitantes.


Ficha técnica

Sport (73): P. Fernandes (4); J. Pereira (11); J. Nunes (6); A. Morais; M. Rodrigues (15); B. Rodrigues (20); B. Pinheiro (3); P. Robalo (11); R. Seabra; N. Pinto (2); V. Santos; M. Henriques (1)
Treinador: Fernando Guimarães

Penafiel (84): A. Azevedo; P. Teixeira; N. Ribeiro; P. Rocha; N. Marques (12); P. Repinaldo (12); P. Ribeiro (10); A. Moreira (13); F. Bem (7); J. Araújo; V. Teixeira (13); M. Rocha (17)
Treinador: Américo Santos

Marcha do Resultado: 1º Per. 22-23; 2º Per. 40-43; 3º Per. 58-54; 4º Per. 73-84

quarta-feira, março 25, 2009

Fase Final Zona Norte - 1ª Jornada - Illiabum "B" vs Sport

Jogo inaugural da Fase Final entre a poderosa equipa do Illliabum, que tem nos seus quadros elementos adisputar o Campeonato da Proliga e o Sport Club Conimbricense que terminou a fase regular apenas com uma derrota. A diferença de ritmo foi evidente logo nos primeiros minutos com os da casa a dispararem no marcador através de mortiferos contra-ataques e de uma percentagem de 100% da llinha de três pontos, com 6 tentativas concretizadas nos primeiros 11 minutos de jogo. a equipa visitante parecia amorfa e dominada pelo poderio dos de Ílhavo, que foram acumulando pontos e deixando para trás os meninos de Coimbra, que pareciam não querer acordar para o encontro. Nesta fase destacou-se Kravtsov com 10 pontos em 23 da equipa. Chegou o intervalo com o resultado num esclarecedor 45-16. Com o encontro decidido nos primeiros vinte minutos esperava-se o acumular da vantagem na segunda parte, mas os conimbricenses pareciam querer mostrar porque razão terminaram a fase regular com apenas uma derrota e encheram-se de brio e equilibraram os parciais na segunta metade. com uma defessa mais agressiva e um ataque mais esclarecido, venceram o segundo tempo por 2 pontos, com destaque para as segundas figuras dos dois conjuntso que deram mostras de qualidade aos treinadores. Destaque no Illiabum ao tridente formado por Vasco Estevão, Kravtsov e Pedro Valente que concretizaram 46 dos 76 pontos da equipa e para a reacção dos de coimbra na segunda parte, corrigindo a péssima atitude e falta de coragem com que pareceram ter entrado nos primeiros vinte minutos.

Ficha Técnica:

Illiabum "B" (76): P. Valente (17); J. Sá; A. Gonçalves; N. Almeida; J. Pereira (4); R. Ferreira (11); J. Neves (4); P. Morgado (10); V. Estevão (13); J. Carvalho (1); J. Ajupligue; A. Kravtsov (16)
Treinador: Alexandre Pires

Sport (49): P. Fernandes; J. Pereira (13); J. Nunes (1); A. Morais; M. Rodrigues (4); C. Veiga; B. Rodrigues (13); B. Pinheiro (5); P. Robalo (8); R. Seabra; N. Pinto (5); V. Santos
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per: 23-06; 2º Per: 45-16; 3º Per: 70-33; 4ª Per: 76-49

domingo, março 08, 2009

18ª Jornada - Naval vs Sport

Último jogo da fase regular e que melhor maneira de terminar que com um derbie regional. Encontravam-se duas equipas que eram inicialmente as favoritas à passagem à fase final, mas só os de Coimbra atingiram tal feito. Foi uma partida dominad desde cedo pelo Sport, que com uma defesa campo inteiro muito pressionante, cedo imprimiu um ritmo elevado ao encontro obrigando os figueirenses a inúmeros erros ofensivos aproveitando para no primeiro período cavar uma diferença fatal para as apirações dos locais. A vantagem no final do primeiro período era de 15 pontos para os visitantes. a partir deste momento foi uma questão de gestão de jogo por parte do sport, mantendo sempre uma liderança confortável no marcador, furto da constante pressão campo inteiro e aproveitando para uma cuidada gestão do plantel, permitindo a todos os seus jogadores muitos minutos de jogo.Chegou o intervalo com o resultado em 20-37.Na segunda parte esperava-se uma reacção dos navalistas mas foi de novo o sport a entrar melhor aproveitando para dilatar ainda mais o marcador mantendo sempre um ritmo elevadísismo no encontro. Os ultimos dez minutos de jogo foram uma confirmação dos três anteriores. Esperava-se um melhor espectáculo por parte das duas equipas, mas as contingências classificativas condicionaram de certo modo a actuação dos dois conjuntos. Arbitragem regular da dupla de Aveiro.

Ficha Técnica

Naval (41): A. Nuno (5); A. Moreira; P. Ferreira (4); N. Simões; L. Rodrigues; N. Pestana (1); A. Morais (10); R. Mamede (7); A. Gomes, P. Borrega (2); R. Amado (12); J. Silva
Treinador: Carlos Gonçalves

Sport (67): P. Fernandes (8); J. Pereira (2); J. Nunes (8); M. Rodrigues (10); C. Veiga (2); B. Rodrigues (7); B. Pinheiro (4); P. Robalo (11); E. Bernardes (3); N. Pinto (8); V. Santos; M. Henriques (4)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per: 6-21; 2º Per: 20-37; 3º Per: 27-51; 4ª Per: 41-67

17ª Jornada - Sport vs Ac. Viseu

Jogo entre os extremos da tabela classificativa. A equipa visitante cmo líder indiscutível recebia no seu pavilhão o último classificado da série e esperava-se uma clara vitória dos locais. A supremacia foi por demais evidente desde o início do jogo como demonstram os parciais dos quatro períodos (37-15;41-2;31-13;43-13).Sempre com uma defesa muito pressionante e com rápidos contra-ataques a história do jogo ficava resumida a ver qual seria a diferença final. o fosso ficou-se pelos 109 pontos de diferença, o que veio manifestar uma certa falta de qualidade da série em questão, na qual o líder somente perdeu um encontro, no sempre difícil recinto do ACERT.Foi um jogo que serviu de treino e no qual foi possível ver em acção todos os elementos convocados, os quais mostraram que o treinador pode contar com eles para a difícil fase que se avizinha. Convém destacar a seriedade e empenho demonstrado pelos vissenses que nunca baixaram os braços mantendo sempre a mesma atitude desde o primeiro ao último segundo.

Ficha Técnica

Sport (152): J. Nunes (14); A, Morais (5); m. Rodrigues (35); C. Veiga (7); B. Rodrigues (22); B. Pinheiro (6); P. Robalo (29); R. Seabra (6); N. Pinto (5); V. santos (3); R. Santos (16); M. Henriques (2)
Treinador: Fernando Guimarães

Ac. Viseu (43): 4 - R. Guerra; 6 - P. Luís (5); 8 - L. Nunes (6); 9 - F.Silva (18); 10 - F. Sousa; 13 - P. Lopes (12);14 - E. Gonçalves (2); 15 - J. Esteves
Treinador: Rui Guerra

Marcha do Resultado: 1º Per 37-15; 2º Per 78-17; 3º Per 109 - 30; 4º Per 152 - 43