segunda-feira, dezembro 10, 2007

Roubalheira

Já muito foi dito acerca do que se passou no último sábado em Tondela, contudo não posso deixar de exprimir livremente toda a minha indiganação: é que certos senhores ou órgãos do basket português andam a brincar connosco... nós que somo o que de mais simples existe no basket nacional: jogamos por amor ao desporto, sem receber nada em troca excepto dores de cabeça e injustiças.

Como é que é nomeado apenas um árbitro para apitar um jogo de basket de séniores, ainda por cima entre duas das equipas cimeiras da classificação e com o objectivo de subir de divisão?

Se não existiam mais árbitros, então o jogo não se realizava, e era adiado até as condições mínimas estarem reunidas. É engraçado lembrar que, no ano passado não pudemos jogar na "palmeira" durante a 2ª fase porque o pavilhão não tinha condições... o clube, como não conseguiu arranjar essas condições, arranjou outro pavilhão para jogarmos. Então porque é que neste caso as condições mínimas também não foram facultadas?

É que ainda por cima, de todos os árbitros que poderiam ter apitado o jogo (eu espero que a associação de basket tenha mais árbitros) foi logo destacado um que é de Tondela e, segundo soube, já jogou no clube local. Ora, é só somar 2+2 e temos a receita para um escândalo.

Não fomos só nós que perdemos um jogo (graças a Deus, estamos bem classificados e dependemos apenas de nós para seguir em frente) mas é também mais uma machadada no basket português, que tem vindo a perder visibilidade e praticantes ao longo dos tempos.

Neste momento, exige-se aos dirigentes desportivos, associações e federação que olhe mais para nós, os que não dão dinheiro, não têm visibilidade nem promoção, mas nunca se esqueçam que somos nós, os pequenos clubes com meia dúzia de sócios e uma mão cheia de sócios, que formamos os jogadores do futuro.

Acerca do jogo propriamente dito, não consigo em pouco espaço compilar palavras para descrever o que senti durante o jogo, ao ver-nos a controlar o jogo completamente no primeiro período e, a partir daí, ser-nos retirada a vitória por um personagem ridículo de apito na boca. O vídeo seguinte é uma compilação das decisões mais escandalosas deste árbitro, com o intuito de mostrar aos visitantes deste blog que não estamos a criticar só porque perdemos o jogo... Simplesmente não nos deixaram ganhar.





Não posso terminar sem deixar uma palavra de apoio aos nossos adversários (o ACERT) que se bateram dignamente dentro de campo, fazendo um jogo com mérito, mas desculpem lá, com dois árbitros minimamente imparciais, esse jogo era nosso do início ao fim.

Quanto aos meus colegas de equipa... pessoal, vamos em primeiro e jogámos contra 6 no último jogo... e mesmo assim perdemos só por 4. Só podemos é estar orgulhosos do nosso percurso. Vamos lá treinar para mostrar, em campo, quem é realmente melhor!!

Ah, e Shooter, anima-te pá, precisamos de ti implacável.

26 comentários:

Anónimo disse...

Pessoal, nao posso deixar de dar os parabens ao realizador!!!lol!!!
Mas isto apenas demonstra um pouco do mto q se passou!!!
Agora percebo porque é q o migmag07 disse que se fartou de rir!!!
Eh pah e vendo até tenho pose de jogador,lol!!!
Abraço a todos vós!!!

Anónimo disse...

Ridiculo... E aquela mãozita a mandar sentar o banco ? Sem comentários.

Anónimo disse...

Nós rimos mas palhaços como esse apitador se calhar riem mais e gozam com o nosso esforço!!!!

Mas ele ha-de ficar com as orelhas quentes!!!

Anónimo disse...

Realmente...

Isto é uma pequena amostra daquilo que se passa um pouco por todo o pais.
As instituições preocupam-se muito em ministrar cursos para formar treinadores, para que estes possam formar jogadores, ainda oferecem cursos para árbitros que são no minimo uma "palhaçada" a juntar uns dirigentes tão mal formados como aqueles que vamos tendo... enfim.

Anónimo disse...

Metam isto num DVD e enviem para o Ministério Público, numa espécie de "Apito Dourado II". Hehehe E eu que tanto já me queixei por ver arbitragens aparentemente tendenciosas em jogos da Liga e nos campeonatos regionais da formação...!

Um bem haja para vocês. Continuem a trabalhar forte. ;-) Desejos de sucesso.

Um grande abraço de um adepto da Madeira,

InaCABado

Anónimo disse...

uma vergonha ...
mais palavras para quê

assim vai o nosso basquetebol

Anónimo disse...

Estou á vontade e não sou de viseu.
Mas não se esqueçam de só criticar o que se passa além das vossas fronteiras. Muitos á que quando jogam em coimbra fazem o mesmo reparo. è possivel que tenham árbitros credenciados e que saibam fazer as coisa de uma forma mais discreta. Já igualmente sofri na pele o que tambem é jogar no vosso território.

Anónimo disse...

Isto realmente é simplesmente inacreditável, näo há palavras para descrever o comportamento ridículo e tendencioso do senhor de cinzento! Que autêntica miséria!!
Bruno Pinheiro muitos Parabéns, o vídeo está demais! Ainda deu para me rir um bocado desta palhacada de arbitragem!
Continuem o bom trabalho e boa sorte para os próximos jogos!

Anónimo disse...

Só queria lembrar que foi este “Ás” do apito que marcou 5seg. após uma reposição de bola na linha final sem nenhum jogador do Sport ter tocado nela… É sem duvida nenhuma o maior!!!

Anónimo disse...

Genial... deviam enviar para o Verdadeiro Gato fedorento...

Anónimo disse...

uma dica para o realizador... utilizar a câmara lenta... mas os meus parabéns!!!

Anónimo disse...

ha uns tempos por uma montagem nao tao critica como esta uma pessoa de um clube foi punida no algarve. espero q este sr arbitro faça queixa à fpb. conimbricense, uma vergonha!

Anónimo disse...

este mesmo arbitro no domingo seguinte sentou-se como treinador de uma equipa de iniciados de um clube da ABV, e passou o tempo todo a refilar com o "arbitro" do jogo ( era um treinador que não tem cursoi de arbitro) constantemente a pedir 3 segundos, faltas, passos no final saiu muito chateado porque a equipa tinha sido prejudicada pois tinha perdido 152-24. À tarde no jogo do Gumirães - Atómicos não foi tão escandaloso porque fiquem a saber esse senhor está para prejudicar tudo e todos menos o ACERT, pois como este ano saíu deuma forma menos digna está com um peso na consciência e assim com este tipo de atitudes pensa que está a fazer "Bem".............
Só mais um esclarecimento em viseu estmos fartos deste tipo só nos tem prejudicado a imagem do basquetebol de viseu, e depois as pessoas associam este tipo aos basquete de viseu ...........

Anónimo disse...

vergonha é esse comentário (19:38) ... beba água que lhe faz menos mal...

Anónimo disse...

Tenham vergonha.. Joguem mais e refilem menus...
Os jogadores estão +preocupados em discutir as decisões do arbitro que jogar...
Enfim...
Porque que é que no inicio do jogo não reclamavam, com as condições?
Como não vos coube o resultado há que reclamar de tudo e mais alguma coisa...
Enfim...
É assim que o desporto nacional esta, sempre a reclamar..
Antes de fazer o que lhes compete JOGAR....

Anónimo disse...

ou mt m engano ou exet arbitro esta prextex a xubir a naxional. xe esta moxtra a kualidade dele. ja o sport anda a anox e anox e nunca sobe! deixem os homens d cinzento, mais jgo e menos conversa

Anónimo disse...

Boas novas e bom natal a toda a massa associativa, venho por este meio informar, a todos os interessados que este mesmo clube está em pleno declínio financeiro, não há verbas para pagar a seja a quem for, assim sendo passa-se a citar, o Vigilante que efectua serviço nocturno só recebeu o montante salarial mensal, ficando em divida o restante que é o respectivo ao tempo de férias que o mesmo acabou por não gozar “ficando a trabalhar em prol do clube”, sendo esta mesma quantia que ser paga em dobro, mas o mesmo ainda não a recebeu, a mesma quantia havia de ter sido paga aquando do pagamento respeitante ao mês em causa, vendo as coisas e sendo sinceros, se bem que conheço a direcção, e o mesmo que dizer que nunca mais os vê.
A Sr. da limpeza, a qual os mesmos dizem que ela não faz nada, que umas horitas davam para fazer tudo, pois bem, a mesma luta por ter produtos para efectuar as limpezas bem como a lavagem dos equipamentos, pois estão em contenção e não têm dinheiro para o mais básico e necessário, e caro está a Sr. recente-se no seu trabalho, mas vá não lhe dêem o devido valor como sempre o fizeram.
Depois temos ainda a administrativa, à qual não foi renovado o contrato, mas isto não é o mais grave, o mais grave é que a mesma está sem receber o salário que lhe é devido do mês de Novembro, bem como os subsídios aos quais tem direito por lei, é muito lamentável isto que está a acontecer.
Mas os novos ricos são assim, primeiro o meu umbigo, e só o meu umbigo, e os outros que se lixem, mas não minha gente, não se esqueçam que todas estas pessoas são GENTE, e gente com “G” grande, porque é bem possível que estas pessoas valham mais que vocês todos juntos, e falo aqui de INTELECTO, de PRINCIPIOS, de HUMANISMO, e falo assim porquê?? Porque estás pessoas têm vida como vocês e como tal, têm uma casa para sustentar, e para pagar, têm filhos para cuidar, e como tal têm que meter comer na mesa tal e qual vocês, que por estarem a agir como agem, só demonstram uma faceta, falta de INTELECTO, falta de PRINCIPIOS, e de HUMANISMO MESMO NADA, da forma como lidam com as pessoas são um ZERO.

Anónimo disse...

Caros Amigos,

Pela amostra e à distância acho que o gajo de cinzento é o mesmo que no ano passado nos apitou no Torn. Feminino de Natal de Seniores do Tondela. A disparidade e diferença de critérios foi tão grande que o Treinador do NCR Valongo além da falta técnica que levou queria desistir do jogo a meio da 2ª. parte. Claro que perdemos (ainda conseguimos recuperar de uma grande diferença mas perdemos por 4 pts.) e o jogo foi autêntica palhaçada. A "árvore de Natal" só estava acesa para o NCR Valongo e o jogo foi às 12H00. Para o 3º jogo, foram duas miúdas do ACERT que apitaram. Apesar disso ganhamos o Torneio.
Como diz o ditado "em terra de cegos, quem tem olho é rei", nem que seja uma grande abécula!
Boa sorte para o resto do V/ Campeonato.
Saudações Desportivas do NCR Valongo
www.basquetevalongo.no.sapo.pt

Anónimo disse...

Enfim comentarios com o do anonimo k escreveu as 20:05 so deixa viseu mal pk a unica pessoal que esta mal no basket de viseu es tu mesma...conheço mt bem a pessoa em causa e deixa me te dixer que tas para ai a falar sem saber o que dixes pois eu sei da historia da saida dele...enfim sabe bem mandar uma bokas para o ar....

Anónimo disse...

Nautilus:

Não percebi se te estavas a referir ao Sport ou ao Acert Tondela. Visto que tudo o que dizes me parece ser a realidade de muitos clubes actualmente! Principalmente do Spot que nem diheiro para o jantar de Natal arranjam para os atletas.
Se estás a falar da realidade do Acert, não me parece que é a ganhar de forma desonesta, com a ajuda de um arbitro mal formado, que vais arranjar dinheiro para pagar salários aos colaboradores e empregados do clube e também não me parece que a subida de divisão da equipa de basquetebol resolva esses problemas.
Bom Natal para todos e que as coisas melhorem para todos aqueles que gostam e vivem o Basket e que o vão mantendo vivo.


Ass.: Bruno 11

Anónimo disse...

ai queriam ganhar em tondela? e preciso lembrar o q acontecia qd o naval la ia e apanhava aquela senhora q agr joga nas seniores? este e outro igual! os melhores elementos do acert sao os senhores de conzento. e preciso lembrar a historia de a 2 anos na guarda e tambem a 2 anos em casa com o pombal? habituem-se a ideia...

Anónimo disse...

Em 12 anos de basket já vi muitas roubalheiras em jogos meus, umas por inexperiência dos árbitros e outras premeditadas. No entanto 3 minutos desse jogo bastaram para superar tudo o que já vi!
Os jogadores têm por hábito protestar decisões, mas quanto maior é a sua injustiça maior é a indignação dos jogadores, aos quais ninguém pode apontar o dedo por quererem praticar um basquetebol de qualidade e acima de tudo justo.

Força Sport!
Abraços

Anónimo disse...

Perderam e perderam bem, e muitas mais vezes perderão enquanto continuarem com a vossa atitude arrogante, gostava de ver o vídeo do atleta do Sport que em Viseu, fez um "pirete" para a Bancada...Não têm?!!!...ha pois não interessa ter.
Essa é a vossa educação

Anónimo disse...

É por causa de comentários como o de cima é que o Basket de Viseu tem sido tao mal falado em todo o pais. No BasketPT tao la testemunhos de pessoas do Porto, de Aveiro e até de Lisboa!!!
Porque será??? Porque será que equipas que lá vao jogar perdem e quando jogam em casa dao 140 pontos como aconteceu uma vez com a Ovarense??!!
Mentalidades tacanhas (algumas claro)!

Anónimo disse...

140 Pontos ? Quando ? Não me acredito.

Anónimo disse...

Caros amigos basquetebolistas... Foi com alguma surpresa que vi este vídeo cómico de um palhaço de cinzento que tem a mânia que apita! Deve saber apitar, mas não deve ser no apito. Este senhor deveria de ter vergonha ao vestir aquela camisola e aquelas calças, visto não ter categoria para tal! Este vídeo era muito giro de se enviar (como já li por aqui) para o Ministério Público de forma a analisar e abrirem algum tipo de processo disciplinar ou até mesmo de irradiarem este senhor da arbitragem, da terra dele, do país, do mundo... Vergonhoso! Mas a vida continua, pois apartir do momento em que alguém faz frente aos orgãos competentes, quem fica na brasa é este e não o que agiu incorrectamente!
Isto faz-me lembrar uma situação na Taça do Alentejo de Basquetebol do ano passado, onde 2 árbitros de Évora apitaram um jogo de um clube de Évora contra o clube de Vila Viçosa. Só para terem uma noção, um jogador que por norma comete pouco mais de 1 falta por jogo, nesse, aos 4 minutos de jogo já tinha 4... Simplesmente incompreensível! PIOR... Alguns dos dirigentes da referida associação estavam presentes, e que fizeram?
Pois é...

Força aí Sport! Não vos conheço mas têm o meu apoio...