domingo, março 28, 2010

Campeonato da CNB2 - Zona Centro - 16ª Jornada - Jogo Sport vs Fundão

Jogo da última jornada da fase regular, que servia exclusivamente para cumprir calendário, uma vez que a equipa de Coimbra já havia garantido a presença na fase final da prova. O Sport encarou a primeira parte do encontro com uma atitude excelente e, com uma defesa asfixiante permitiu apenas 5 pontos aos forasteiros, no primeiro parcial. Com rápidos contra-ataques e com uma percentagem de lançamento elevada, o Sport foi ultrapassando todas as alterações defensivas efectuadas pela equipa visitante, que alterando entre defesa zona e individual, nunca conseguiu parar a máquina ofensiva dos conimbricenses. Chegou o intervalo e, além do jogo estar claramente resolvido, tudo levava a crer que iria ser uma vitória por números elevadíssimos. No entanto, o intervalo foi bom conselheiro para os de Fundão que, contrariamente aos conimbricenses entraram com uma grande atitude e dispostos a alterar a imagem que tinham deixado na primeira parte. Do outro lado, apareceu uma equipa do Sport, com variadas alterações, incluindo jogadores que normalmente têm menos minutos de jogo e com um menos entrosamento, facto que poderá ajudar a explicar a tão fraca prestação da equipa no terceiro período, o qual perderam por 8 pontos. No derradeiro período continuou o mau basquetebol protagonizado pelos locais, aproveitando os visitantes para reduzirem ainda mais o marcador. Para isso contou bastante o acerco do número 24 do Fundão que concretizou quase a totalidade dos pontos da equipa neste período.

Ficha Técnica

Sport (73): J. Pereira (3); J. Nunes (13); A. Morais; J. Brás (13); B. Rodrigues (11); H. Carvalho; P. Robalo (18); R. Pimenta (15); R. Seabra; E. Bernardes; N. Pinto; V. Santos
Treinador: Fernando Guimarães

Fundão (51): A. Silva (13); H. Veríssimo; J. Matos (4); F. Roseta (2); P. Aguilar (7); J.Martins (4); H. Teles (21)
Treinador: Hugo Ranito

Marcha do Resultado: 1º Per 26-05; 2º Per. 50-15; 3º Per. 62-35; 4º Per. 73-51

domingo, março 21, 2010

Campeonato da CNB2 - Zona Centro - 15ª Jornada - Jogo Trancoso vs Sport

Jogo em que se tocavam os extremos da classificação. Esperava-se uma vitória tranquila dos de Coimbra, que cedo começaram a justificar esse facto. Com uma defesa pressionante e com lançamentos rápidos de contra-ataque, cedo ganharam uma vantagem que lhes permitiria gerir bem o resultado. Com um primeiro parcial de 21-10 seria de esperar que a diferença se fosse avolumando para números elevados no decorrer do encontro, mas inexplicavelmente os conimbricenses tiraram desde logo o pé do acelerador, assistindo o pouco público presente a um deprimente 2º período em que se registaram inúmeros turnovers de parte a parte que culminaram num resultado do segundo período de 8-6 para os forasteiros. Esperava-se que o intervalo fosse bom conselheiro e tal facto aconteceu, entrando as duas equipas decididas a rectificar a má imagem dos segundos dez minutos. Com percentagens elevadas de lançamentos concretizados e com defesas bastantes permissivas, os ataques mostraram os seus dotes e foram concretizados 38 pontos, novamente com vantagem de dois pontos para os de Coimbra. No último período e com a rotação dos dois plantéis, o banco dos conimbricenses mostrou ser superior aos locais e fazendo do contra-ataque a sua arma preferida dilataram a vantagem com um parcial de 12-21. Ficou na retina a fraca prestação do líder da classificação que terá que mostrar argumentos diferentes na segunda fase da competição por forma a disputar os jogos com equipas de maior valia.


Ficha Técnica:

Trancoso (46): R. Vieira; A. Sobral; N. Godete (2); R. Plácido (3); T. Achando; D. Almeida (8); M. Rodrigues; E. Alves; A. Pestana (4); B. Rebelo (2); A. Oliveira (21); F. Pinto (6)
Treinador: Luís Taborda

Sport (70): J. Pereira (2); J. Nunes (5); A. Morais (2); M. Rodrigues (10); J. Brás (2); B. Rodrigues (7); R. Valadão (14); P. Robalo (14); R. Seabra (9); E. Bernardes (3); V. Santos; H. Carvalho (2)

Marcha do Resultado: 1º Per. 10-21; 2º Per. 16-29; 3º Per. 34-49; 4º Per. 46-70

segunda-feira, março 08, 2010

Campeonato da CNB2 - Zona Centro - 14ª Jornada - Jogo ACERT vs Sport

Jogo muito emotivo em Tondela, com o líder da classificação a visitar um pavilhão onde nunca tinha vencido. Os conimbricenses cedo mostraram que queriam resolver o jogo depressa, com um jogo de equipa muito forte, envolvendo todos os jogadores nas acções ofensivas, e com uma defesa muito pressionante , limitaram os locais a 9 pontos em dez minutos. Quando tudo fazia prever a confirmação da superioridades dos de Coimbra, eis que a equipa da casa mostrou o porquê de os visitantes nunca lá terem vencido. Com saídas muito rápidas para o contra-ataque e aproveitando o desnorte, e excesso de individualismo de alguns elementos dos líderes do campeonato, partiram para um segundo parcial fantástico, convertendo 24 pontos contra apenas 10 do Sport Conimbricense. Viam-se semblantes carregados, na equipa que veio de Coimbra, no recolher aos balneários, o que não augurava nada de bom para este conjunto na segunda parte. E assim se confirmou no início do terceiro período. O ACERT continuou com o ímpeto do final da primeira parte e dilatou a vantagem até aos 16 pontos a cerca de 6 minutos do final do terceiro período. Nessa altura os conimbricenses devem ter-se apercebido que estava na altura de mostrarem o porquê de comandarem a classificação e notou-se um esboço do que viria a ser a reviravolta total no resultado. Ainda assim a equipa de Tondela venceu este parcial por um ponto entrando para o derradeiro período com uma vantagem de 8 pontos. E quem se deslocou ao Pavilhão de Tondela terá dado por bem entregue o tempo que ali passou pois foram dez minutos de pura emoção e incerteza no marcador. A atitude dos conimbricenses alterou-se e a agressividade defensiva que é apanágio desta equipa voltou a ser o garante de uma boa exibição. aos poucos os locais foram cedendo às investidas do ataque conimbricense, muitas vezes parado exclusivamente com falta, o que originou que vários elementos do ACERT fossem excluídos com 5 faltas. Após retomarem o comando do marcador os de Coimbra jamais cederam a liderança ao seu opositor. Destaque para a excelente prestação defensiva do Sport neste derradeiro parcial que limitaram o ataque dos locais apenas aos lance livres convertidos.Arbitragem muito fraca, facto que já vai sendo habitual no Distrito de Viseu.

Ficha Técnica:

ACERT (58): T. Vale (9); J. Dias (6); C. Correia (11); R. Machado (15); N. Conde (2); J. Abreu; C. Vale (5); R. Brás (5); L. Dias (5)
Treinador: Ulisses Monteiro

Sport (64): P. Fernandes; J. Pereira (11); J. Nunes (8); A. Morais; M. Rodrigues (22); B. Rodrigues (3); R. Valadão (5); P. Robalo (12); R. Seabra; E. Bernardes; N. Pinto; V. Santos (3)
Treinador: Fernando Guimarães

Marcha do Resultado: 1º Per. 09-16; 2º Per. 33-26; 3º Per. 47-39; 4º Per. 58-64

S-P-O-R-T. SPORT SPORT SPORT