quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Sport 57 - Anadia 59

“Em Anadia voltámos a ter um jogo muito disputado, entre duas excelentes equipas (tal como são também o Acert, o Ginásio e a Naval) e em que, de forma muito semelhante ao que aconteceu quando o Sport foi a Tondela, o Sport teve o jogo na mão (a ganhar por dois pontos a 20 segundos do fim e com dois lances livres a seu favor) e voltou a perder demonstrado alguma imaturidade que contra estas equipas costuma pagar-se caro. Foi um jogo quase sempre muito equilibrado (tirando os 9 a 0 iniciais do Sport, ao que o Anadia respondeu com um parcial de 15 - 0) e em que ganhou a equipa mais feliz no fim do jogo; a ganhar por 3 a 18 segundos do fim, o Sport cometeu muitos erros e perdeu: fez uma falta escusada a meio campo que deu dois lances livres; o Estevez marcou o primeiro, falhou o segundo, o poste do Anadia ganhou o ressalto e converteu dois pontos, sacando ainda uma falta que converteu para dar vantagem ao Anadia por um ponto; na última jogada, o Sport falhou dois lançamentos e depois o árbitro deu bola fora a favor do Anadia quando me parece ter sido um atleta da equipa da casa a pô-la fora, faltavam 2 segundos e o Anadia ainda marcou mais um lance livre. Derrota dura de engolir (mais uma, a terceira por 3 pontos ou menos e todas nos últimos segundos) mas em que se tem de dar os parabéns ao Anadia porque jogou bem e nunca desistiram, acabando por merecer serem felizes. Os árbitros estiveram relativamente bem, com algumas decisões mais controversas nos últimos minutos, mas que se aceitam em função da pressão do próprio jogo; não foi por eles que o Sport não conseguiu arrancar a vitória. Em relação ainda ao jogo, de realçar o grande desportivismo patente entre todos os atletas, antes do jogo, durante e mesmo depois do jogo, onde, apesar da "azia" que sentiam muitos dos atletas do Sport (nos quais me incluo naturalmente), houve uma confraternização geral entre muitos atletas, acabando por se falar dos prognósticos para o resto do campeonato. Durante o jogo vou só chamar à atenção para um lance que penso demonstrar esse fair play: no decurso de uma jogada de ataque do Anadia, o seu base apoiou mal o pé no chão, que torceu, originando assim um contra-ataque de 1 para 0 por parte do atleta do Sport que o estava a defender; contudo, este jogador, vendo que o base do Anadia tinha ficado no chão agarrado ao tornozelo, abdicou de fazer os 2 pontos fáceis (que até se revelariam decisivos para o resultado final) para que ele fosse assistido. Penso que este gesto ilucida um pouco sobre esse desportivismo que sempre esteve presente, apesar de ambas as equipas quererem, naturalmente, ganhar o jogo. Vamos, então, ver que surpresas nos estarão ainda reservadas neste final de época regular, com a certeza de que, por enquanto, se mantém 5 equipas a lutar por 2 lugares apenas.”

Texto escrito por “MIGMAG07” no Fórum Basketpt.com

Nota: Por falta de tempo de minha parte, foi usado este texto da autoria do Miguel, para fazer o post. Obrigado pela disponibilização do texto.
Um abraço para todos.




As equipas alinharam da seguinte maneira:

Sport(57)- B. Pinheiro(0), A. Coelho(9), J. Pereira(21), R. Silva(11), N. Pinto(4),M. Rodrigues(7), A. Machado(cap, 0), E. Bernardes(0), V. Blute(2), A. Morais(0), M. Henriques(3), N. Gomes(0).
Treinador: B. Rodrigues.

Anadia(59)- A. Lobo(9), A. Jesus(14), R. Urbano(0), P. Esteves(10), J. Pintado(0), N. Seabra(2), F. Bento(7), P. Portugal(0), J. Ferreira(13), J. Faria(4), L. Pires(0).
Treinador: J. Moutinho.

domingo, fevereiro 04, 2007

SPORT 81 - Lousanense 60

Num jogo que supostamente seria difícil para a equipa do Sport, que não pode contar com 6 jogadores que normalmente costumam jogar e com apenas um poste (mesmo assim jogaram 10 atletas, mostrando assim que o plantel não tem só quantidade mas também qualidade para substituir os principais titulares). O Sport entrou no jogo com vontade de resolver logo o jogo, com um 1º período de muita qualidade (28-9). Depois acabou por gerir o resultado durante 30 min mornos em que a vitória do Sport nunca esteve em perigo. Os parciais dos restantes períodos mostram como o jogo se desenrolou: 2ºP (16- 18), 3ºP (21-15), 4ºP (16-18).
O resultado podia ter sido melhor mas o Sport fez durante todo o jogo uma grande rotação de jogadores, o que provoca quebras naturais de ritmo na equipa, mas no geral todos jogaram bem. O Lousanense nunca baixou os braços e mantendo as suas peças principais em campo nunca deixou o Sport fugir muito no marcador e tendo principalmente no 2º e 4º um bom desempenho. De salientar também a forma como os árbitros abordaram o jogo, tentando deixar jogar e permitindo bastante o contacto físico, o que é sempre bom para o ritmo de jogo, porem ficaram por marcar algumas faltas bastante duras, que poderiam por em risco a integridade física dos atletas. Era muito bom para a nossa divisão que os árbitros pudessem apitar sempre assim, pois iria melhorar os jogos, não os tornando tão parados e se os atletas se respeitassem mais uns aos outros, não se falaria tanto da arbitragem.
Parabéns a todos os que jogaram e que dentro de campo tudo fizeram para substituir os ausentes. Espero que os jogadores que não alinharam esta semana o possam fazer no próximo sábado, num jogo que pode ser decisivo e que queremos vencer!

Boa semana para todo, um grande abraço!



As equipas alinharam da seguinte maneira:

Sport(81)- Bruno Pinheiro(2), Artur Coelho(0), João Pereira(19), Ricardo Silva(3), Nuno Pinto(7),Mauro Rodrigues(17), Nuno Gomes(4), Bruno Rodrigues(Cap,0),Victorino Blute(21), André Morais (0), Eddie Bernardes(6).
Treinador: Bruno Rodrigues.

Lousanense(60)- P. Santos(20), J. Vaz(12), J. Rodrigues(0), A. Morais(2),H. Pedroso(0); J. Carvalho(3), H. Garcia(3), L. Quaresma (12), P. Pinto(2), P. Simões(6).
Treinador: J. Duarte

C.B.LEIRIA 46 - SPORT 60

No último fim de semana de Janeiro, o nosso Sport deslocou-se a Leiria para disputar um jogo que se afigurava de alguma dificuldade, e com a necessidade imperiosa de vencer, de modo a manter em aberto as suas aspirações de atingir a fase final; era importante a vitória para que a nossa equipa continuasse a depender apenas dela própria para atingir os seus objectivos.
Talvez um pouco em consequência das duas vitórias anteriores sobre adversários directos na luta pelo acesso à fase final (Ginásio e Acert), a equipa do Sport entrou muito relaxada em campo, sem agressividade e aparentando pouca vontade de vencer o jogo, o que, aliado à qualidade que a equipa de Leiria apresenta, sobretudo nos jogos em casa, fez com que o Sport realizasse, indiscutivelmente, a pior primeira parte da época, acabando este período de jogo com uns miseráveis e ridículos 22 pontos marcados.
Felizmente, à nossa equipa foi valendo a defesa que se pautou por níveis aceitáveis, permitindo "apenas" que a equipa da cidade do Liz marcasse 27 pontos, o que deixava tudo em aberto para a segunda parte, sendo certo que seria difícil à nossa equipa fazer pior do que até ali.
O intervalo chegou então com o resultado de 27 - 22 para a equipa da casa, o que motivou uma intervenção enérgica do nosso treinador ao intervalo, chamando à atenção para o fraquíssimo desempenho até então e para a necessidade de darmos uma imagem mais consentânea com o real valor da equipa do Sport.
O "puxão de orelhas" surtiu claramente os efeitos desejados, e a segunda parte nada teve a ver com a primeira. O Sport entrou concentrado e pressionante, obrigando a muitas perdas de bola sem lançamento por parte da jovem equipa visitada e aos poucos e poucos foi vincando a sua superioridade, superioridade essa alicerçada numa excelente atitude defensiva (o Leiria na segunda parte marcou ainda menos pontos que na primera, apenas 19, sendo que no último período ficaram-se pelos 7) e numa clara demonstração de força e inteligência em termos ofensivos, procurando encontrar-se o jogador com superioridade técnica e física para acbar as jogadas de ataque.
Para essa viragem muito contribuiram três lançamentos de três pontos consecutivos (efectuados pelo inevitável e endiabrado João Pereira), os quais permitiram ao Sport passar para a frente no marcador, nunca mais permitindo à equipa do Leiria sonhar com a vitória, ficando claro para todos que assistiam ao jogo que, mais ponto, menos ponto, a vitória (justa) não fugiria à equipa coimbrã.
Uma palavra também para a EXCELENTE arbitragem que nos foi proporcionada pelos dois árbitros designados para este jogo (José Cardoso e Arne Bossen - acho que é assim que se escreve), os quais mostraram uma inter-acção curiosa com os jogadores de ambas as equipas, sem comenterem erros significativos e, acima de tudo, muito isentos (e nós bem sabemos como se fala muito do "caseirismo" de certos árbitros que apitam os jogos desta divisão). Parabéns para eles também que foram, no cômputo geral, a melhor equipa em campo, pois passearam a sua qualidade durante os 40 minutos de jogo.
Finalmente, não podia deixar de manifestar a minha simpatia para com a actuação da jovem equipa que defrontámos, nomeadamente no que diz respeito ao enorme fair-play que puseram em campo, não deixando de jogar viril, mas sem violência, o que é sempre de louvar pelo respeito que essa atitude deixa transparecer em relação aos colegas (de jogo) da equipa adversária.
Foi, então, mais uma vitória, importante para a nossa caminhada (vitória essa onde se deve realçar a estreia de mais um companheiro, de seu nome Nuno Gomes, que, certamente, nos irá ajudar a atingir os nossos objectivos), mas que ainda deixa muito caminho por percorrer, obrigando-nos a continuar a trabalhar forte nos treinos e a manter o espírito de união e de vitória que se vêm a demonstrar nos últimos jogos. Todos juntos certamente transportaremos o nosso barco até bom porto (nunca pensei utilizar, na mesma frase, as palavras "bom" e "porto"), o que significará o bilhete para a fase final, que é o nosso grande objectivo.

Força SPORT! Força AMIGOS!

As equipas alinharam da seguinte maneira:

Sport(60)- Bruno Pinheiro(0), Artur Coelho(13), João Pereira(9), Ricardo Silva(14), Nuno Pinto(5),Mauro Rodrigues(8), André Machado(cap,0), Nuno Gomes(0),Victorino Blute(2), André Morais (0), Martinho Henriques(9). Treinador: Bruno Rodrigues.

Leiria(46)- F. Caseiro(6), Y. Calado(0), M.Gomes(4), F. Ferreira(cap,6), S. André(11); P. Francisco(0), L. Carvalho(5), J. Ferreirinho (4), L. Moreira(10).Treinador: J. Carvalho